Missa e arraial continuam a celebração do centenário do Lar Condes da Folgosa
O Lar Condes da Folgosa, da Santa Casa da Misericórdia de Ponte da Barca, está a assinalar o centenário com um programa variado de actividades, que este mês é marcado pela missa em honra de Nossa Senhora da Misericórdia, no próximo dia 31.
Em junho, no âmbito das festas dos santos populares, a instituição vai organizar um almoço no dia de S. João, para os idosos e um jantar para as colaboradores.
Em setembro, o grande destaque é a organização de um arraial que promete juntar toda a população barquense.
O Lar Condes da Folgosa foi fundado em 1924, por testamento de António Sousa e Sá, Conde da Folgosa. Naquela época, este benemérito legou à Santa Casa da Misericórdia, para a fundação de um asilo para inválidos de ambos os sexos, bens valiosos que possuía em Lisboa, cem títulos de cinco obrigações cada um do empréstimo brasileiro chamado Porto-Rio, e ainda as suas casas e quintais da então rua de Santo António, em Ponte da Barca. Como as obras eram demoradas, o Asilo abriu provisoriamente com cinco inválidos, a 14 de Janeiro de 1926, na casa cedida gratuitamente por D. Joaquina de Sousa e Costa. A inauguração oficial só viria a acontecer em 27 de Abril de 1952. Nos finais da década de setenta, o imóvel sofreu obras de remodelação e ampliação, inauguradas em Novembro de 1981. Actualmente, o Lar Condes da Folgosa, sediado na rua com o mesmo nome, tem capacidade para 80 idosos.