IKFEM Festival de Valença e Tui reforça ponte cultural entre Portugal e Espanha
A 12.ª edição do IKFEM Festival Tui-Valença realiza-se de 17 a 21 de julho, nas margens do Rio Minho, com concertos que cruzam a cultura, história e património entre Portugal e Espanha.
Ao longo de cinco dias, as Cortinas de São Francisco na Fortaleza de Valença, a Igreja de São Domingo e a Alameda de Santo Domingo, em Tui, vão ser palco de apresentações exclusivas dos melhores representantes da cultura ibérica da atualidade. Do jazz à pop, da sinfónica à tradicional, a programação do IKFEM conta ainda com a criação de uma Orquestra Sinfónica da Eurorregião Galiza-Norte de Portugal, com músicos dos 26 municípios que rodeiam o Rio Minho. A Ponte Internacional voltará a receber o melhor das duas margens, dia 20 de julho, numa mostra enograstronómica e criativa aberta a todos.
Duas cidades, três línguas e dois povos, unidos por um rio
Ao já anunciado concerto inédito de Salvador Sobral com Marco Mezquida, “Cosa de dois”, na abertura do festival a 17 de julho, nas Cortinas de São Francisco, na Fortaleza de Valença, farão ainda parte do cartaz do IKFEM espetáculos que reafirmam a premissa do festival: ser a ponte cultural entre Portugal e Espanha. Assim: dia 18 de julho, “Conexões Atlânticas”, pelo trio composto pela soprano María Hinojosa Montenegro, o trompetista Simon Lewis e o pianista Daniel Pereira, que vai revisitar a história da Galiza, Portugal e o País de Gales na Igreja de São Domingo, em Tui; a 19, o espetáculo “70 Voltas ao Sol”, de Jorge Palma com a Orquestra Sinfónica da Eurorregião Galiza-Norte de Portugal, que vai interpretar os temas mais emblemáticos do músico e compositor português, com arranjos de Filipe Melo e Filipe Raposo, sob direção musical de Cesário Costa, nas Cortinas de São Francisco, na Fortaleza de Valença; a 20, “Puro Jazz Ibérico”, com os pianistas Chano Domínguez & Mário Laginha, ícones da geração mais internacional do jazz ibérico, que vão dialogar a quatro mãos na Alameda de Santo Domingo, em Tui; e a 21 de julho, “Cantos Hispano-Lusos”, do Coro da Orquestra Sinfónica da Galicia com o organista Adrián Regueiro e sob direção de Javier Fajardo, na Igreja de São Domingo, em Tui.
Balcão IKFEM
Paralelamente às propostas de música ao vivo, o IKFEM é também um ponto de encontro e de troca de experiências. No Balcão IKFEM, os músicos e convidados do festival vão discutir diversos temas, nomeadamente: “Música para compartilhar na fronteira” com o maestro e diretor musical Cesário Costa; “Malas para a Eurovisão: Lisboa e Barcelona” com Salvador Sobral e Marco Mezquida; “Construindo pontes, uma visão arquitectónica” com o engenheiro e professor catedrático Carlos Nárdiz Ortiz; “Vozes de referência da atual composição galega e portuguesa” com o maestro António Victorino d’Almeida e o compositor galego Fernando Buide; “Que momento vive a indústria musical em Espanha e Portugal?” com Carlos Pastor, diretor do Fondo Asistencial y Cultural, e Gonçalo Oliveira, em representação da Associação Cultural d’Orfeu; e “Marca ibérica: jazz, flamenco e fado” com Mário Laginha e Chano Domínguez.
Convocatória para a Orquestra Sinfónica da Eurorregião
Está aberta a convocatória para participar na residência artística da Orquestra Sinfónica da Eurorregião Galicia-Norte de Portugal que vai acompanhar Jorge Palma ao vivo, no dia 19 de julho.
Esta será a primeira orquestra composta por músicos dos 26 municípios que rodeiam o Rio Minho (de Portugal – Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira; e de Espanha – Arbo, A Cañiza, O Covelo, Crecente, A Guarda, Mondariz, Mondariz-Balneario, As Neves, Oia, Ponteareas, O Porriño, O Rosal, Salceda de Caselas, Salvaterra de Miño, Tomiño e Tui).
Através destas residências fomenta-se a criação de música e, assim, estreitam-se laços culturais, promove-se a igualdade e o acesso, a inclusão e o reequilibrio territorial.
As inscrições decorrem on-line até dia 15 de junho.
CaixaSon: Harmonia Social Galiza-Portugal
De forma a promover a cooperação estratégica entre a Galiza e o Norte de Portugal no domínio da ação social para uma cultura inclusiva e acessível, o CaixaSon: Harmonia Social Galiza-Portugal é uma Iniciativa bienal (2024-2025) do IKFEM, com o apoio da Fundação “la Caixa” e do BPI, criada para: eliminar barreiras à participação e expressão cultural, organizar atividades que promovam a inclusão social, promover a cooperação estratégica transfronteiriça, incorporar uma metodologia inovadora de inclusão através da música, desenvolver e divulgar um repertório musical inclusivo sem precedentes.
Exclusivo: 50.º aniversário do 25 de abril
Em setembro, dia 6, o IKFEM presenteia a comunidade ibérica com um concerto único para assinalar os 50 anos do 25 de abril, em Valença. Em palco, a pianista portuguesa Marta Menezes e a Orquestra Sinfónica RTVE (Radio Televisión Española) vão interpretar um programa pensado para a ocasião de forma a evocar a História e o impacto nas democracias Portuguesa e Espanhola.
O concerto terá lugar em Valença e está integrado na Mostra Espanha e na agenda cruzada dos Governos de Espanha e Portugal (financiado pelo Ministério da Cultura de Espanha).