A emocionante chegada de Plácido a Lisboa para agradecer o transplante pulmonar (c/ video)
Sorridente, emocionado e feliz, Carlos Plácido chegou ao Hospital de Santa Marta, em Lisboa, após uma viagem de quatro dias de bicicleta, desde Santa Marta de Portuzelo, em Viana do Castelo, para agradecer a nova vida que o transplante pulmonar lhe proporcionou, há quatro anos. Acompanhado pelo seu grupo de 13 companheiros de viagem, Carlos Plácido teve à sua espera dezenas de familiares e amigos que viajaram esta quinta-feira de autocarro até Lisboa, de propósito para os receber, e também doentes transplantados. A equipa de médicos que acompanha Plácido no Hospital de Santa Marta e a secretária de Estado da Saúde, Ana Povo, também estiveram na comitiva de recepção a Plácido, marcada por muitas lágrimas de alegria.
Agradecido por toda a ajuda que recebeu para concretizar este sonho de pedalar de Santa Marta de Portuzelo até ao Hospital de Santa Marta, Carlos Plácido destacou a importância da sua esposa e filha para conseguir superar todas as adversidades após o transplante e da equipa de médicos que o tem seguido.
“Hoje todos temos lágrimas de alegria nos olhos pelo caminho que todas estes profissionais de saúde têm feito. Há 20 anos que fazemos transplantes, atingimos os 416 transplantes pulmonares e esta corrida de bicicleta demonstra bem a capacidade que os transplantados têm de fazer a sua vida normal, com qualidade de vida. É muito bom mostrar ao resto da sociedade o que o SNS está a fazer”, afirmou a presidente da Unidade Local de Saúde de S. José.