Rainhas das Vindimas de Ponte da Barca até ajudou o bisavô a vindimar

0
312

Apaixonada pela área das Humanidades e do Direito, Maria Clara Marques desfilou, andou em saltos altos pela primeira vez na vida e foi eleita a Rainha das Vindimas de Ponte da Barca. A jovem de 16 anos, que concorreu com mais sete candidatas, vai representar Ponte da Barca na Gala Nacional da Rainha das Vindimas e confessa que sente orgulho em mostrar as suas raízes.

Maria Clara Marques, residente na freguesia de Nogueira, confessou que não estava à espera de vencer o concurso da Rainha das Vindimas. “As concorrentes estavam todas lindíssimas e brilharam todas. São verdadeiras rainhas”, declarou, mostrando-se feliz pela vitória. “Significa que vou representar a minha terra e tenho muito orgulho em dizer que sou barquense. Pertencer a Ponte da Barca está cá dentro e apenas espero continuar a servir Ponte da Barca”, afirmou.

Considerando que este concurso “ajuda a valorizar a terra, património e cultura”, Maria Clara Marques revelou que se inscreveu no concurso num ato de impulsividade. “Quis quebrar a rotina diária e pretendi experimentar uma coisa nova. Nunca tinha andado de saltos altos”, gracejou Maria Clara Marques. Em criança, Maria Clara Marques ajudava nas vindimas dos seus bisavôs e do seu avô. “Apanhava as uvas e também brincava na erva”, recordou, contando que atualmente ajuda a sua mãe a cozinhar durante as vindimas. A jovem estudante sente que os jovens estão mais afastados da agricultura.  “Os jovens estão afastados de tudo porque estão muito individualistas e isso reflete-se nas nossas atividades. Contudo, ainda há muita gente que se interessa e existem escolas profissionais de agricultura”, ressalvou Maria Clara Marques.