Residência artística está a transformar a Miranda de Arcos de Valdevez

0
450
A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, acolheu um grupo de jovens artistas (atores, músicos, dançarinos) numa residência artística, que culminou num espectáculo que juntou os jovens com a população da freguesia. A residência artística “Ó gente da minha terra” decorreu durante duas semanas e permitiu recolher testemunhos, tradições, dizeres, canções, numa interação entre pessoas com histórias de vida e realidades completamente diferentes. Estas conversas e interações serão registradas e daí resultará, posteriormente, um documentário.
O Parque de Merendas da Poça do Couto acolheu o espetáculo de encerramento, com dezenas de pessoas a assistir. O projeto nasceu de uma ideia de David Costa, artista queer e multidisciplinar mirandense. Durante a residência procurou-se construir objetos artísticos que cruzassem a cultura produzida pela comunidade de Miranda com os conhecimentos, interesses e culturas vividas pelos artistas exteriores a esta comunidade. Atos poéticos onde se misturou cultura popular minhota e cultura queer, tradição e subversão, ruralidade e cosmopolitismo, sacralidade e profanidade.
Este projecto conta com o apoio do Município de Arcos de Valdevez, Associação CRD de Miranda e Junta de Freguesia de Miranda.