Pimenta e o bordado minhoto já brilham em Paris

0
1469
O atleta limiano Fernando Pimenta e a marchadora Ana Cabecinha já desfilam no rio Sena, na abertura dos Jogos Olímpicos de Paris, como porta-estandartes de Portugal. Os trajes do canoista e da atleta foram bordados à mão por bordadeiras da Aliança Artesanal, de Vila Verde. A criação dos trajes olímpicos é da responsabilidade da empresa Decenio, cuja decoração foi inspirada nos Lenços de Namorados. “Um orgulho para Vila Verde ver os atletas olímpicos a representar as cores de Portugal inspiradas nas mensagens de amor e paz dos bordados dos Lenços de Namorados”, comentou a autarquia de Vila Verde.
Em declarações à RTP, antes da subida ao barco 60 da cerimónia de abertura, Fernando Pimenta disse que se sentia “bastante” nervoso, até porque “é especial” levar a bandeira do país.

“Um bocadinho nervoso, saímos um bocadinho da nossa zona de conforto e vamos estar a representar Portugal e os portugueses nesta grande cerimónia de abertura. É sempre um sentimento de orgulho imenso estar num momento destes e ter sido eleito com a Ana para ser um dos porta-estandartes. É um prazer representar todos os portugueses e Portugal”, assumiu.

Os 22 atletas portugueses, mais alguns elementos da Missão portuguesa, seguiram no barco número 60 dos 85 que vão descer o Rio Sena, numa inédita cerimónia de abertura, que, pela primeira vez, vai decorrer fora de um estádio olímpico.

Portugal, que nestes Jogos está representado por 73 atletas, partilhou a sua embarcação com o Qatar e a Coreia do Norte, num percurso desde a ponte de Austerlitz até à Torre Eiffel e ao Trocadéro, ponto final do espetáculo.

Os Jogos Olímpicos decorrem até 11 de agosto, consagrando 329 campeões e distribuindo 1.017 medalhas.