Esposende celebrou 452 anos e espera a visita do primeiro-ministro

0
435

Esposende assinalou os 452 anos de concelho e 31 de elevação a cidade com uma sessão solene, na Praça D. Sebastião. Na sessão  foi distribuída a publicação “Ciclo de Conferências – 450 Anos da Elevação a Vila e Criação do Concelho de Esposende – Identidade e Território”, que compila as conferências realizadas entre setembro de 2022 e julho de 2023 no âmbito desta efeméride. O presidente Benjamim Pereira agradeceu a todos pedindo para que “continuem a trabalhar, a defender e a promover sempre esta terra, tornando-se verdadeiros embaixadores de Esposende”. Na sessão, foram também entregues dois votos de louvor, um a título póstumo, a dois antigos funcionários municipais, e foram ainda agraciados 17 funcionários pelo cumprimento de 25 anos de serviço, enaltecendo o seu contributo na “nobre missão de trabalhar e servir os seus concidadãos”.

Com a Medalha de Mérito Municipal foram distinguidos o Agrupamento Escuteiros 813 – Marinhas, a Fraternidade Nuno Álvares – Núcleo 35 – Marinhas, a Associação de Pescadores Profissionais do Concelho de Esposende (APPCE), a Quinta da Malafaia, António Vassalo Abreu, os coronéis da GNR Luís Coutinho de Almeida e José Pedro Sá, e o Padre Manuel de Brito Ferreira. A Medalha de Mérito Desportivo foi concedida ao Hóquei Clube de Fão e a Medalha de Honra, a mais alta condecoração do Município, foi entregue ao Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) e à Universidade do Minho.

A presidente do IPCA, Maria José Fernandes usou da palavra para agradecer a distinção, considerando que “é o reconhecimento da comunidade académica ao longos destes 30 anos”. Dedicou-a ao professor João Carvalho, que, em conjunto com o presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, arquitetou o ensino superior em Esposende, um sonho prestes a concretizar-se, com a inauguração das instalações do IPCA já no próximo dia 28 de agosto, com a presença do primeiro-ministro, Luís Montenegro.

Do mesmo modo, o reitor da Universidade do Minho agradeceu o reconhecimento à instituição fundada há 50 anos fazendo votos de “que as razões que a sustentam possam continuar a desenvolver-se no futuro”. Rui Vieira de Castro saudou a parceria estabelecida com o Município de Esposende, que possibilitará instalar na antiga Estação Radionaval de Apúlia o Instituto Multidisciplinar de Ciência e Tecnologia Marinha da Universidade do Minho, destacando o papel “absolutamente essencial” do autarca Benjamim Pereira para o desenvolvimento da região.