“Nunca vi um início de uma romaria de S. Bartolomeu com tanta gente”
A Romaria de S. Bartolomeu, em Ponte da Barca, começou com dezenas de romeirinhos a recriar uma tradição antiga na capela do santo, através da iniciativa “Anda comigo à romaria”. Vestidos com trajes antigos, os romeiros cantaram, rezaram e colocaram flores na capela.
Augusto Marinho, presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, associou-se ao “Anda Comigo à Romaria”. “Era a iniciativa que faltava no S. Bartolomeu”, considerou o autarca, satisfeito com a adesão da população à festa. “Nunca vi um início de uma romaria de S. Bartolomeu com tanta gente”, assegurou, dizendo que tem boas expectativas para o resto da festa. “Que todos vivam com entusiasmo e alegria a romaria de S. Bartolomeu”, desejou o autarca, destacando os “momentos de encontro, diversão, convívio e também de reflexão” que a festa proporciona.
Segundo o autarca, a hotelaria “já está cheia há algum tempo e também há uma grande dinâmica no comércio”. “Isto mostra o peso que a romaria de S. Bartolomeu tem”, frisou, agradecendo o apoio dos funcionários da Câmara, das Juntas de Freguesia, das associações, da Associação de Festas de São Bartolomeu e dos voluntários. “Sem eles, não haveria esta grandiosidade”, reconheceu.