NAIAA limpou entulho que cobria gravuras rupestres de Afife

0
600
O Núcleo Amador de Investigação Arqueológica de Afife limpou o lixo que foi depositado nas gravuras rupestres no lugar da Matança, em Afife. De acordo com o NAIAA, foi feito o despejo de “uma considerável quantidade de detritos” que cobria parcialmente as gravuras rupestres. “Muitos restos de jardim, paus, pedaços de palmeira, plástico, saibro e cascalho”, indicou o Núcleo que, em articulação com o gabinete de arqueologia da Câmara de Viana do Castelo e da Junta de Freguesia e com a ajuda de vários voluntários, limpou o local e deixou novamente as gravuras visíveis.
O NAIAA diz já ter pedido à autarquia para que a sinalização da estação arqueológica seja recolocada, assim como sinalização dissuasora de despejo de entulho.
As gravuras rupestres da Matança foram descobertas em 2006 e constam de três painéis com gravuras pré-históricas realizadas provavelmente no neolítico. De acordo com o NAIAA, são gravuras particularmente relevantes porque mostra que a ocupação humana nas imediações da cividade Afife-Âncora antecede muito o período castrejo.