Futebol sénior regressa a Caminha… em dose dupla

0
437

LEIA TUDO NA EDIÇÃO DESTA SEMANA DO “ALTO MINHO”

A época 2024/25 vai ficar marca pelo regresso do futebol sénior a Caminha e ao Estádio Morber, um dos melhores recintos do distrito de Viana do Castelo. 

O Atlético Clube de Caminha vai voltar a ter equipa sénior, após ter firmado uma “parceria viável” com um investidor. No entanto, o presidente do clube garantiu que a grande aposta continua a ser a formação e é “ponto de honra” que todo o dinheiro da formação “nunca será desviado” para os seniores. Octávio Costa disse ainda que a partilha do estádio Morber com a recém-criada equipa Ilustre Caminha é uma “solução impossível”, contrariando as declarações do presidente do novo clube que deu como certa a partilha de instalações. 

Octávio Costa já foi jogador do Caminha, terminando o seu percurso aos 32 anos. É presidente do Atlético Clube de Caminha há 11 anos e recorda que, quando aceitou este desafio, o clube estava prestes a seguir o mesmo rumo do Clube Desportivo Amadores de Caminha, que foi extinto em 1991

O Ilustre Caminha Futebol é o mais recente clube da AF Viana do Castelo e nasce com o intuito de “desfrutar do futebol”. Apesar disso, o presidente, José Ribas, garante que não é um projeto para “brincar”.

Durante muitos anos, a vila de Caminha esteve sem futebol sénior e, de rompante, surgem duas equipas, com a particularidade de uma ser recém-nascida. Ambas vão jogar no Estádio Municipal Morber. “A ideia de um novo clube começou a ser pensada em maio. Na altura falamos com a Câmara Municipal, que foi receptiva à nossa pretensão, e a partir desse momento começamos a criar o clube e a formar a equipa. Entretanto, o Caminha ressurgiu e agora já temos duas equipas em Caminha, de nenhuma passou a duas”, atirou.

Neste domingo, coube ao Ilustre Caminha “estrear” o Morber na II Divisão AFVC, enquanto o Atlético de Caminha visita o Torreenses.