IKFEM Festival Tui-Valença homenageia os 50 anos da Democracia

0
495

A pianista Marta Menezes e a Orquestra Sinfónica Rádio Televisão Espanhola (RTVE) protagonizam o último concerto da 12.ª edição do IKFEM Festival Tui-Valença, na próxima sexta-feira, dia 6 de setembro, na Fortaleza de Valença.

Um concerto extraordinário, com direção do maestro José Luís López Antón, que celebra os 50 anos do 25 de abril, com um programa que evoca a história e os processos de transição para a Democracia em Portugal e Espanha. Do repertório fazem parte quatro obras: ‘Impressão noturna’ de Andrés Gaos (1874-1959), para comemorar o 150.º aniversário do seu nascimento; ‘Concertino para piano, cordas, metais e percussão’ de Fernando Lopes-Graça (1906-1994), no 30.º aniversário da sua morte; ‘Sinfonia em Ré’ de Juan Crisóstomo de Arriaga (1806-1826); e ‘Concerto para cordas em Ré M, op.17’ de Joly Braga Santos (1924-1988) no 100.º aniversário do seu nascimento. Duas obras espanholas e duas portuguesas, entre elas uma de Fernando Lopes-Graça, compositor censurado durante a ditadura em Portugal.

Este concerto extraordinário do IKFEM Festival, que junta uma das mais ilustres orquestras da Europa à pianista portuguesa Marta Menezes, é bastante simbólico e reforça a ponte entre Espanha e Portugal. Teremos representação institucional de ambos os países, mostra da cooperação e coesão transfronteiriça através da música, das artes e da cultura”, refere Andrea González, diretora do IKFEM Festival Tui-Valença.

Reconhecida pelos recitais que dialogam entre tradição e originalidade, enfatizando nuances e sensibilidade musical, a pianista Marta Menezes colaborou com orquestras e maestros de renome. Com uma carreira internacional, foi distinguida com o primeiro prémio no Concurso Beethoven do Royal College of Música e reconhecida pelo seu CD de obras de Beethoven e Fernando Lopes-Graça.