Canoísta João Ribeiro lidera o pelotão do “Monção e Melgaço Granfondo”

0
178
 Com a canoísta olímpico João Ribeiro a envergar o dorsal 1 e “ao leme” de um pelotão formado por mais de um milhar de participantes, vai para a estrada no domingo, 15, a 6.ª edição do Monção e Melgaço Granfondo, iniciativa apoiada pelos dois municípios.
A partida para as três distâncias (76, 96 e 124 km) será dada no largo da antiga estação ferroviária de Monção (Av. Afonso III) quando forem 9h00, local onde também ficará instalada a meta e que oferece uma vista grandiosa sobre as imponentes muralhas da antiga fortaleza (Monumento Nacional).
E será em pleno corredor verde do rio Minho internacional que serão pedalados os primeiros quilómetros deste Monção e Melgaço Granfondo. O destaque vai, desde logo, para a incursão que levará os participantes a Cevide, freguesia de Cristoval, o ponto mais a Norte do país. “Aqui começa Portugal”, que mais do que uma constatação geográfica é já uma marca nacional, existindo mesmo um vinho – Alvarinho, pois claro – com esta designação, resultado de uma parceria com o produtor Quinta do Soalheiro.
Outro dos destaques incide sobre o Troféu Superprestígio Bikeservice, que tem aqui a sua penúltima prova. Fábio Abreu e a espanhola Mónica Hernández, ambos no minifondo, já garantiram o triunfo na maior competição de ciclismo amador de Portugal. David Mayo, Daniela Pereira, Gonçalo Filipe e Marlene Seara jogam no Monção e Melgaço Granfondo uma cartada decisiva para o conseguirem.
Já amanhã, no local da meta, a partir das 17h00, acontece o Monção e Melgaço Granfondo Kids, destinado aos ciclistas mais jovens – pupilos (5/6 anos); benjamins (7/8); iniciados (9/10) e infantis (11/12).