Samiguel de Cabaços reza por Kiev com Santa Luzia, Aparecida, Alívio, Senhora da Paz e S. João d’Arga

0
361

O “Samiguel de Cabaços”, a convite do Papa Francisco, vive o “Ano da Oração”. “O tema das festas deste ano foi dado pelo Papa Francisco, pois entre as temáticas que poderíamos escolher, optamos pelo “Ano da Oração” que estamos a viver, promulgado pelo Santo Padre”, explica o pároco Paulo Emanuel Dias.

Em assembleia paroquial ficou decidido pelas zeladoras dos altares que a ornamentação dos altares espelharia “locais de oração” e peregrinação da região, excepto o altar mor: na tribuna da Igreja estará representada a imagem do Protetor da cidade de Kiev, capital da Ucrânia.

“Sendo ano da oração, temos rezado pela paz! Hoje a ornamentação é apresentada ao público e no lugar de honra está desenhado com sementes e frutos a imagem o arcanjo protetor de Kiev, S. Miguel: o mesmo de Cabaços”, nota o pároco, acrescentando:

“Além dos lugares e santuários de longe ou de perto onde vamos orar, quisemos apresentar também a própria Igreja Paroquial de S. Miguel de Cabaços como um local de peregrinação onde se pede aos Céus a paz, por intermédio de S. Miguel de Cabaços e de Kiev. Através da oração ao Padroeiro, Cabaços abraça a capital da martirizada Ucrânia.”

Nos altares laterais estão representados locais da região: a Senhora da Paz (Ponte da Barca), o Bom Jesus de Braga, o santuário diocesano do Coração de Jesus (Santa Luzia, Viana), a Senhora Aparecida (Balugães), a Senhora do Alívio (Vila Verde), o S. João de Arga (Caminha) e a Igreja Matriz de Ponte de Lima, onde o povo das Feiras Novas louva a Senhora das Dores.