Escola Profissional Amar Terra Verde põe alunos de quadrante na mão para estudar matemática e património 

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Os alunos da Escola Profissional Amar Terra Verde vão andar com quadrantes na mão para descobrir o tamanho de edifícios do concelho. Com trabalho manual e uso das novas tecnologias, os docentes desenvolveram um projeto que pretende mostrar a aplicabilidade da matemática no quotidiano e a importância do património.

Na disciplina de Matemática, os alunos da escola profissional vão construir instrumentos de medição para calcular a altura real de um edifício. “Os alunos vão ter de sair do contexto de sala de aula e terão que construir quadrantes, que permitem detetar os ângulos. Depois terão que descarregar os dados para uma aplicação”, explicou Pedro Arantes, professor de Matemática na Escola Profissional Amar Terra Verde, dizendo que os docentes construíram um conjunto de desafios disponibilizados na plataforma da escola. “Para tornarmos a atividade mais dinâmica, construímos um conceito de gamificação. Haverá uma história, uma personagem e oito desafios. No segundo desafio, têm de fazer uma contextualização histórica de um edifício. Já no último saem da sala de aula para medir”, descreveu o professor de 46 anos. Para a construção do projeto, os docentes recorreram à Inteligência Artificial. “Inserimos um conjunto de informações para criar uma história e  contextualizar o projeto”, explicou, dizendo que o projeto “ainda não tem uma aplicação prática”. “Já trouxemos os alunos para a rua e já construímos os quadrantes. Agora queremos dar uma dinâmica diferente”, deu nota Pedro Arantes.

Para o docente, o projeto é uma forma de motivar os alunos. “É uma aprendizagem diferente e os alunos já perguntaram quando é que podem vir cá para fora outra vez. Além disso, vêem que a Matemática responde à realidade”, vincou, considerando que a atividade mostra o território aos alunos. “Por exemplo, um aluno escolhe a biblioteca municipal. Tem de fazer a sua contextualização histórica. A maioria dos nossos miúdos não sabe que os Paços do Concelho estiveram localizados nesse edifício”, exemplificou, referindo que o projeto é adequado a todos os tipos de escolaridade. “É transversal a todas as matemáticas”, frisou o docente, notando que os alunos têm ainda de assumir o papel de jornalistas, com base no que fizerem com a matemática. “Tem que responder a questões sobre um incêndio na Serra do Gerês. No final, tem que construir uma notícia”, contou Pedro Arantes.