Vila Verde luto por António Estrada
Faleceu 𝐀𝐧𝐭𝐨́𝐧𝐢𝐨 𝐄𝐬𝐭𝐫𝐚𝐝𝐚, advogado de Vila Verde, “lutador pela liberdade” e membro da primeira Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Vila Verde após o 25 de abril de 1974. “Pela sua atividade em defesa da liberdade e democracia” foi homenageado, em Abril deste ano, pelo Município de Vial Verde.
Uma breve biografia escrita pelo seu filho Rui Estrada descreve que António de Oliveira Gonçalves Estrada nasceu em Escariz São Martinho, Vila Verde, Braga, a 22 de outubro de 1934. Licenciou-se em Direito em Coimbra em 1960 e começou a exercer advocacia em 1962, num escritório em Vila Verde.
Em 2012, cumpridos 50 anos de profissão, foi homenageado, no tribunal da comarca de Vila Verde, pela Ordem dos Advogados.
Foi mobilizado, contra a vontade, pelo regime salazarista para a guerra do Ultramar, tendo estado por um período de dois anos em Moçambique, onde foi capitão de uma companhia de soldados. Dizia muitas vezes, aos familiares e amigos, que, tendo passado por essa experiência, pouco ou nada o poderia surpreender.
O jurista militou ativamente contra o regime ditatorial do Estado Novo, nomeadamente no âmbito da CEUD, Comissão Eleitoral de Unidade Democrática, constituída por opositores democratas ao Estado Novo para disputar as eleições legislativas de 1969.
Soube da revolução de 25 de abril de 1974 durante a tarde desse mesmo dia, quando regressava de um julgamento em Viana do Castelo. Em depoimento prestado à Biblioteca Municipal Prof. Machado Vilela contou que, quando ouviu pela rádio o que se estava a passar, parou o carro e chorou de alegria. Nesse mesmo depoimento disse ter sido esse o dia mais feliz da sua vida.