Jéssica Augusto escreveu uma carta ao atletismo
A atleta bracarense Jéssica Augusto foi homenageada numa cerimónia que decorreu no Estádio 1.º de Maio. Depois de ter anunciado recentemente o final da sua carreira desportiva, ao final de 28 anos de competições ao mais alto nível, a atleta foi congratulada com a Medalha de Honra de Mérito Desportivo pelo Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias.
Para o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, trata-se de uma “justa homenagem a uma atleta extraordinária depois de uma carreira absolutamente brilhante que muito orgulha Braga e todos os bracarenses”.
O autarca destacou ainda “o papel inspirador de Jéssica Augusto para as novas gerações e o seu papel fundamental de ser porta testemunho destas várias gerações de grandes atletas bracarenses que vão surgindo”.
Por sua vez, o secretário de Estado do Desporto destacou “o trabalho, a resiliência e o talento de Jéssica Augusto nas suas conquistas” sublinhando a sua “meritocracia”.
No seu discurso Jéssica Augusto, leu uma carta que ‘escreveu’ ao atletismo onde percorreu as memórias de uma carreira com muitos quilómetros, muitas provas, várias medalhas e bons resultados.
Do vasto currículo, destacam-se três participações em Jogos Olímpicos (Pequim 2008; Londres 2012 e Rio de Janeiro 2016). Conquistou treze medalhas em grandes competições internacionais, com destaque para o título de campeã da Europa, em 2010.