LIla: “Sou 100% Gil Vicente”

0
149

José Luís Machado Coutinho, mais conhecido por Lila, é um ex-futebolista de clubes bem conhecidos no campeonato nacional. Vestiu o emblema do Gil Vicente, Chaves, Famalicão e Vizela e, actualmente com 60 anos, divide-se entre as memórias dos relvados e a vida atrás do balcão do “Tradicional Santiago”, em Barcelos. Conseguiu concretizar o sonho de jogar pelo Gil Vicente na I Liga e assume que Vítor Oliveira foi o treinador que mais o marcou.

Natural da freguesia de Arcozelo, em Barcelos, Lila recordou com orgulho os primeiros passos no futebol e a relação especial com o clube da sua terra. “Comecei a minha carreira futebolística com 15 anos e virei profissional aos 16. Iniciei nas camadas jovens do Gil Vicente, depois passei para o Esposende, Vianense, Aves, Chaves, Famalicão, regressei ao Gil, voltei ao Esposende e acabei por terminar a carreira em Vizela”, recordou nostálgico.

Apesar de ter representado vários clubes ao longo da carreira, Lila destacou o clube da terra como o clube que mais o marcou. “Gosto muito do Gil sim senhor, mas também gosto de todos os clubes por onde passei. Sou 100% Gil e 90% os outros clubes onde joguei. Para mim, o Gil é um dos melhores clubes que eu já joguei. Todos os anos que lá passei marcaram-me muito “, afirmou, relembrando a sua versatilidade enquanto jogador. “Joguei em várias posições: defesa esquerdo, defesa direito, médio, fazia tudo o que o treinador dissesse. Era um jogador rápido e muito versátil”,  recordou, fazendo sempre questão de mencionar os mais de 200 jogos na I Liga. “Jogava sempre a titular, tenho duzentos e tal jogos de primeira divisão. No entanto, nunca fiz muitos golos na minha carreira, mas recordo-me de fazer um golo pelo Gil Vicente ao Leiria, foi uma alegria enorme porque marquei, mas também porque ganhámos”, gracejou.