Campeões nacionais “orientaram-se” em Barcelos
Barcelos viu, no último fim-de-semana, centenas de atletas movimentarem-se pelas suas ruas de mapa na mão à procura do título de campeão nacional. No sábado realizou-se o Joracarsil Campeonato Nacional de Knock-Out Sprint de Orientação e no domingo decorreu, ainda, uma etapa pontuável para Taça de Portugal Sprint. Nem a chuva intensa que se fez sentir demoveu os 400 atletas inscritos que proporcionaram dois excelentes dias de orientação.
A organização esteve a cargo dos Amigos da Montanha – Associação de Montanhismo de Barcelinhos, em parceria com o Município de Barcelos e com o apoio da Federação Portuguesa de Orientação.
O Knock-Out Sprint é uma prova que se disputa em escalão absoluto, por género (masculino e feminino) e tem duas fases: qualificatória e eliminatória. Podem competir no campeonato todos os atletas federados, com exceção das categorias de escolas e infantis.
Da parte da manhã os 200 atletas inscritos partiram, individualmente, divididos em 3 séries, e realizaram percursos semelhantes. Os 12 melhores tempos de cada série seriam apurados para a fase a eliminar, que se realizou durante a tarde em Arcozelo-Barcelos.
Estes 36 melhores atletas apurados competiram nos quartos-de-final. Cada uma das 6 séries contou com 6 atletas ficando apurados apenas os 3 melhores para a fase seguinte.
Nas meias finais, os 18 melhores atletas partiram em 3 séries e os 2 melhores de cada uma delas foram apurados para a final. Tal como nas duas fases, os 6 melhores atletas fizeram uma partida em massa. A classificação final atribuiu os títulos de Campeões Nacionais masculino e feminino.