“Parque de recreio e lazer valoriza Friestas e Valença” 

0
217

A Câmara Municipal de Valença e a Junta de Friestas inauguraram o Parque de Recreio e Lazer do Cruzeiro, obra que deu uma nova vida ao “coração” da freguesia. Com uma localização central, o parque foi concretizado também porque a Fábrica da Igreja cedeu gratuitamente o terreno.

O presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, destacou o empenho das três entidades para concretizar uma obra “muito útil”. “Existiu a comparticipação da paróquia, da Junta de Freguesia e do Município. É um espaço magnífico, que requalificou e valorizou o símbolo da freguesia de Friestas. É nesse sentido que o Município olha e ajuda as freguesias, para que possam requalificar os seus espaços mais centrais e assim todas as pessoas da freguesia possam usufruir. Neste caso muito útil para as nossas crianças, até porque está próximo das escolas”, vincou.

O edil de Valença salientou a disponibilidade da Câmara para colaborar com uma freguesia que tem características especiais. “No caso concreto de Friestas temos feito um trabalho muito próximo, é uma freguesia muito importante, como são todas as outras, que está no limite norte do nosso concelho e merece todo o nosso apoio e dedicação. Vamos continuar a apoiar os projetos necessários para valorizar ainda mais esta freguesia. Sempre que se justifique, o Município estará presente para ajudar financeira e tecnicamente”, garantiu.

Para o presidente da Junta de Freguesia, Álvaro Alves, esta obra, no valor total de 70 mil euros, vai servir muitas pessoas. “Ao lado do parque temos o centro de dia e o centro escolar que tem 110 crianças, em que 40 são da freguesia. Criou-se um zona agradável que é de todos e para todos, por isso faço um apelo para respeitarem este local e façam bom uso”, desejou, lembrando todos que fizeram parte deste processo. “Isto só foi possível com um protocolo de cedência deste espaço por parte da comissão fabriqueira e com o apoio do Município. Agradeço também ao Alípio Serra por ter oferecido e elaborado este projeto e agradecer também às empresas construtoras”, registou.

O autarca agradeceu o apoio da Câmara e já lançou um novo desafio. “Desde a primeira hora que tive o apoio do presidente da Câmara para que esta obra fosse uma realidade. Passo a passo está concretizado mais um local que dignifica a freguesia e o concelho, mas ainda precisamos de dar outro salto com a requalificação do edifício aqui ao lado para os nossos idosos. Tenho a certeza de que o presidente da Câmara irá apoiar-nos para que no próximo ano seja a obra mais importante a inaugurar. É uma promessa que temos de tornar uma realidade”, enalteceu

O padre, José Vale, recordou a contribuição da paróquia para esta obra, mostrando-se “desiludido” pelo esquecimento na placa de inauguração. “Hoje em dia os padres já não têm muita necessidade dos passais, deixaram de cultivar as batatas e o vinho. Neste caso, o terreno ficou ocupado por este belo trabalho. Apenas acho que a placa devia fazer referência à Fábrica da Igreja, que foi quem cedeu gratuitamente este espaço”, atirou.

Morador em Friestas, Alípio Serra, foi o engenheiro que ofereceu o projeto do parque à Junta de Freguesia. “Era um espaço que estava sem utilidade, já tivemos um parque infantil há muitos anos perto da Junta de Freguesia, mas ficou degradado. Agora está perto da escola e da Igreja, um local onde faz todo  sentido. Para além do parque temos o arranjo da área envolvente para tornar o local ainda mais agradável”, frisou.