“Há 25 anos a ACIAB pensou fora da caixa”

0
327
Até 19 de janeiro, quem visitar a Casa das Artes de Arcos de Valdevez poderá conhecer os projetos desenvolvidos pela Associação Comercial e Industrial de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca (ACIAB) nos últimos 25 anos com a exposição “Design Criativo da ACIAB, 25 Anos a Inovar”. 50 imagens, desde cartazes a capas da revista informativa, mostram o trabalho criativo de José Armando Amorim, designer que trabalha na ACIAB há mais de duas décadas.
“Ver o meu trabalho exposto é gratificante. Gosto que seja divulgado porque não ele deve ficar na gaveta”, confessou o designer, revelando que “o trabalho mais marcante foi o que assinalou o centenário da ACIAB”. “Tento contribuir sendo inovador, criativo e um seguidor das tendências ao nível gráfico e da comunicação. Os cartazes expostos foram possíveis com a colaboração de todos os elementos da ACIAB”, declarou o designer de 61 anos e que é natural da freguesia do Couto. “Desejo continuar  a ter a inspiração e a criatividade para trabalhar de forma inovadora para a ACIAB”, manifestou José Armando Amorim.
“Penso que o primeiro cartaz que o José Armando Amorim fez foi sobre a Expovez. Tínhamos muitas discussões e trazíamos muitos cartazes para cima da mesa. No final, apareciam grandes obras do José Armando”, enalteceu Olegário Gonçalves, vice-presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez e que há 25 anos era o presidente da ACIAB.
“Quando chegamos à associação quisemos dar-lhe ainda mais dinamismo. Naquela época, a associação organizou a Expovez. Também desenvolvemos programas muito interessantes como o PROCOM, que permitiu renovar todo o comércio de Arcos de Valdevez e de Ponte da Barca”, recordou, reconhecendo que a ACIAB “cresceu muito” durante estes 25 anos. “Quero agradecer o trabalho que a ACIAB tem feito no nosso concelho. Queremos continuar com ela no futuro”, declarou.
Francisco Araújo, vice-presidente da ACIAB, reiterou a importância da associação para os dois concelhos. “Estamos a dar ênfase aos 25 anos porque queremos mostrar que estamos de portas abertas para apoiar as empresas. Temos um conjunto de projetos que vai ao encontro das necessidades das empresas e somos uma das associações que tem mais dinamismo no país”, assegurou, dizendo que a exposição “Design Criativo da ACIAB, 25 Anos a Inovar” pretende mostrar à população o trabalho da instituição.
“Dá prazer ver o que temos vindo a fazer há 25 anos. Nessa altura, quisemos fazer algo inédito e fora da caixa. Tivemos vontade de dar a conhecer aos empresários as nossas atividades”, vincou Francisco Araújo, anunciando que a mostra poderá também ser exposta em Ponte da Barca. “Algumas imagens também dizem respeito a Ponte da Barca”, ressalvou.