Alunos de Vila Verde vão ser “pioneiros” na reciclagem de pacotes de sumo e de leite

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Os alunos do Centro Escolar de Vila Verde aceitaram o desafio para participar num programa de sensibilização e incentivo para a reciclagem de embalagens, no âmbito de uma iniciativa promovida pela TetraPark, em parceira com a sociedade intermunicipal Braval e o Município de Vila Verde.
Na sessão de apresentação do projeto-piloto, que vai decorrer neste ano letivo e envolve 10 escolas da área de abrangência da Braval, o vereador Patrício Araújo, responsável municipal pelo ambiente, e o diretor-executivo da Braval, salientaram a importância da iniciativa para a “mobilização das novas gerações na defesa da sustentabilidade e do futuro do Planeta”.
“A influência que os mais novos conseguem exercer sobre os pais e no seio das famílias pode ser determinante para vencermos o desafio que temos pela frente”, incentivou Patrício Araújo, numa sessão que contou ainda com a participação do presidente da Junta de Freguesia de Vila Verde e Barbudo, José Faria, e do coordenador do Centro Escolar, Joaquim Cerqueira.
O objetivo desta iniciativa é aumentar a recolha de Embalagens de Cartão para Alimentos Líquidos (ECAL) para reciclagem.
Pedro Machado justificou a escolha do Centro Escolar de Vila Verde reconhecendo “o dinamismo que o concelho tem na área ambiental” e enaltecendo “o Município, que se preocupa com a educação ambiental das suas crianças, que já sabem os conceitos de reduzir, reciclar e reutilizar”.
Sabendo-se que nas escolas o consumo de pacotes de leite e de sumos é elevado, a Tetra Pak pretende aferir qual a melhor metodologia para aí recolher o máximo de embalagens, num processo que conta com a colaboração da Braval.
Neste projeto-piloto, os alunos, assim como professores e auxiliares, são desafiados a colocar nos contentores, entregues para o efeito, os pacotes de leite e sumo que consomem na escola.
De forma a facilitar a recolha e armazenamento, bem como a limpeza dos contentores, serão também distribuídos sacos para colocar nos contentores. Mediante a possibilidade logística da escola, deverá ser armazenado o maior número de sacos possíveis antes de ser solicitada a recolha, de forma a otimizar as deslocações necessárias: facilita o trabalho da Braval e minimiza a pegada ecológica do projeto.
Serão entregues etiquetas autocolantes com o nome da escola, para que os sacos possam ser entregues devidamente identificados, para posterior avaliação dos processos utilizados e reconhecimento do trabalho desenvolvido em cada escola.