ADPL vive dias dedicados à inovação portuária

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A APDL, Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A., está a realizar o Port Innovation Days 2024, que termina hoje, dia 18, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões. A digitalização e inovação nos Portos é o tema das sessões de hoje, num programa que já debateu  a transição energética, eletrificação e logística sustentável, reunindo especialistas nacionais e internacionais para debater soluções inovadoras e sustentáveis para o setor.

A sessão de abertura esteve a cargo do professor Adélio Mendes, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, com a apresentação do projeto H2Driven, que destacou o papel do hidrogénio na transição energética nos Portos. Marta González, do Energylab, deu continuidade com a apresentação do projeto HYDEA, uma iniciativa que está a impulsionar a adoção do hidrogénio em Portos da região atlântica  e partilhou também a visão da Comunidade HYDEA que agrega stakeholders do setor da energia e do Hidrogénio para apoiar a transformação portuária através do hidrogénio, enquanto Valeria Ratsutskaya, da Eco Wave Power, focou-se na utilização da energia das ondas como uma fonte de energia sustentável para os Portos.

Miguel Marques, do INEGI, falou sobre o aproveitamento de fontes de energia locais e renováveis para o transporte de mercadorias. Elizabeth Giraut Ruso, do Instituto Tecnológico de Galicia, apresentou o projeto ENEPORTS, centrado na descarbonização dos Portos através de energias renováveis e digitalização. Alicia Carrasco, da olivoENERGY, abordou o projeto BEGONIA, uma iniciativa financiada pela União Europeia para acelerar a transformação digital nos setores de energia e transporte, e Mauro Caroli, do Sintef, juntamente com Joana Santiago e Marco Pacheco, da EDP, apresentaram o projeto ReHydro, que visa a renovação sustentável de centrais hidroelétricas.

A tarde de ontem foi dedicada a temas de sustentabilidade nas infraestruturas portuárias e vias navegáveis. Ana Paula Mucha, do CIIMAR, abriu as apresentações com soluções de biorremediação de derrames de petróleo nos Portos, enquanto Francisco Barreiro, da Autoridade Portuaroa de Vigo, apresentou os projetos Solpor e NaturPorts, que integram soluções baseadas na natureza nas infraestruturas portuárias. Outros temas discutidos incluíram tintas anti-vegetativas sustentáveis, por Joana Almeida, também do CIIMAR, e abordagens comportamentais para promover a sustentabilidade, apresentadas por Marta Santos Silva, da Universidade do Minho. Filipe Martins, da APDL, encerrou a sessão com uma apresentação sobre o uso de blockchain no combate à poluição no rio Douro no contexto do projeto ReNEW.

O dia terminou com um debate sobre as iniciativas de sustentabilidade nos portos, onde o público teve a oportunidade de interagir com os especialistas. Entre as apresentações finais, Afshin Mansouri, da Brunel University, destacou o projeto Green Yard Scheduler, focado na otimização sustentável das operações portuárias, Bruno Silva da AELER apresentou uma abordagem mais moderna e sustentável de contentores logísticos, enquanto João Moura, da NET4CO2, falou sobre o transporte de CO2 como parte essencial da estratégia de descarbonização da União Europeia.