“Vou pedir à minha mãe para fazer estes queques de bolota”
O Dia Mundial da Alimentação foi celebrado na Quinta de Pentieiros, em Ponte de Lima, com uma iniciativa promovida pelo Serviço da Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos. Miúdos e graúdos tiveram a oportunidade de cozinhar pequenos queques, incluindo na receita farinha de bolota, um ingrediente “especial” que surpreendeu toda a gente com o seu potencial nutritivo.
A atividade contou com a presença de cerca de 40 alunos do Centro Educativo das Lagoas, EB1 e Jardim de Infância da Correlhã, Escola Secundária de Ponte de Lima e também 58 idosos das IPSS de CPS de Fontão, Lar de Santa Maria do Lima, CSP da Correlhã, ERPI Cónego Correia e ERPI Mons. José Gomes de Sousa e Centro de Dia.
As crianças mostraram-se muito contentes pela oportunidade de “pôr as mãos na massa” e, especialmente, por poderem comer um bolo. Os irmãos Pedro e Tomás Barros, alunos do quarto ano do Centro Educativo das Lagoas, não cabiam em si de contentes quando receberam os queques nas mãos. “Fui eu que fiz e é muito fácil fazer. Só leva quatro ovos, farinha de bolota, açúcar e óleo. Depois batemos tudo numa taça e levamos ao forno por 15 minutos”, disse um dos meninos, que ficou com vontade de reproduzir a receita em casa. “Vou chegar a casa e pedir à mãe para fazer outra vez. Gostamos muito de vir aqui e podíamos vir mais vezes, mas para a próxima temos de fazer queques com chocolate”, riu-se.