Amigos da Montanha são a Melhor Melhor Entidade para o IPDJ

0
195

Os Amigos da Montanha foram agraciados com o prémio de “Melhor Entidade Nacional” no âmbito das associações e clubes certificados com a Bandeira da Ética. Na primeira vez que o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), através do Plano Nacional de Ética no Desporto, atribuiu os Prémios de Boas Práticas da Bandeira da Ética, a nível nacional, escolheu os Amigos da Montanha como vencedor na categoria, distinguindo o trabalho realizado pela Associação e destacando o compromisso com a promoção da ética desportiva.

 Na cerimónia, realizada na Casa das Artes, em Vila Nova de Famalicão, os Amigos da Montanha receberam, ainda, a Bandeira da Ética de Bronze, como resultados das duas certificações consecutivas obtidas. A Bandeira da Ética, um projeto criado em 2016, é uma certificaçao de boas práticas desportivas, dos valores do fairplay, do respeito e da solidariedade. É um compromisso “com estes valores, que são valores da vida, mas que nós queremos que pontuem também o discurso”, referiu Lídia Praça, vogal do Conselho Diretivo do IPDJ na cerimónia. ”É maravilhoso ter este projeto com uma adesão tão grande”, acrescentou, relembrando as cerca de 700 candidaturas apresentadas. No evento foram entregues 50 distinções a entidades de vários pontos do país.

“A distinção que recebemos hoje é um testemunho do trabalho e dedicação de todos os membros dos Amigos da Montanha. Estamos orgulhosos por sermos reconhecidos a nível nacional e este prémio motiva-nos a continuar a nossa missão de promover a ética no desporto e a partilha na comunidade”, referiu Elisabete Rocha, dos Amigos da Montanha, aquando da entrega do prémio.  Estes valores começaram, desde logo, com a criação da associação, há 25 anos, relembrando os prémios “Fairplay” e “Menino do Rio”, instituídos no primeiro evento da Associação, os Jogos do Rio. A certificação com a Bandeira da Ética, em 2020, foi o reconhecimento de todas as ações realizadas ao longo dos anos neste domínio, uma ação transversal a todas as áreas da Associação, merecendo realce a promoção de um desporto inclusivo e solidário com fairplay, amizade e com elevado impacto na vertente da ética ambiental.