A terra “tremeu” e bombeiros ainda fizeram resgate em Ponte da Barca
A Escola Básica Diogo Bernardes, em Ponte da Barca, foi palco do exercício nacional “A Terra Treme”, promovido para reforçar o conhecimento e as boas práticas de segurança em caso de sismo. Durante o exercício, os alunos participaram ativamente nas três etapas principais – “Baixar, Proteger e Aguardar” –, demonstrando grande responsabilidade e colaboração.
A iniciativa contou ainda com um simulacro de resgate realizado pelos Bombeiros Voluntários de Ponte da Barca, que demonstraram o protocolo de resposta rápida e coordenada em caso de emergência.
A realização desta ação foi possível graças à colaboração de várias entidades, incluindo o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Minho da ANEPC, o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, com o apoio do Serviço Municipal de Proteção Civil da Câmara Municipal. Este trabalho conjunto representa um compromisso sólido com a segurança da comunidade escolar e com a preparação dos mais jovens para situações de emergência, promovendo uma cultura de prevenção e resiliência em Ponte da Barca.