
LEIA A REPORTAGEM NESTA EDIÇÃO DO "ALTO MINHO"
Da Montaria a Vilar de Mouros, a preparar um novo “Norte” no Caminho de Santiago
De S.Lourenço da Montaria, no concelho de Viana do Castelo, até Vilar de Mouros, em Caminha, mais de 60 “peregrinos” concluíram a segunda etapa do Caminho da Senhora do Norte, um itinerário muito antigo que a Associação dos Amigos do Caminho de Santiago (AACS) está a fazer renascer.
A etapa de 17 quilómetros, que já se encontra totalmente marcada, começou no centro da Montaria, cruzou alguns troços da rota para S.João d’Arga, atravessou Dem, onde se parou em mais do que uma “capela”, e Argela, antes de acabar junto ao rio Coura, em Vilar de Mouros, onde a Junta de Freguesia tinha preparado um “miminho” para os participantes.
Ao longo dos últimos meses, a AACS, que está a assinalar 20 anos, tem estado empenhada na marcação deste itinerário que atravessa localidades de Póvoa de Varzim, Barcelos, Viana de Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira, Tomiño, Gondomar, Vigo e Redondela. Lourenço de Almada foi quem começou a estudar este Caminho, cujo nome se deve à capela da Senhora do Norte, em Deão, da qual só restam ruínas.