“Rossas inaugurou obra de arte que é um exemplo para honrar os heróis do 25 de Abril”

0
19

Depois de ter estado na origem da atribuição do nome 25 de Abril à rua e largo do lugar da Touça, na freguesia de Rossas, em Vieira do Minho, Armando Guimarães viu ser inaugurado no local onde nasceu e cresceu um monumento aos heróis da Revolução, uma iniciativa que marcou o encerramento das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril no concelho e fez parte da programação do Dia do Município. O momento contou com a participação das dezenas de crianças da escola de primeiro ciclo da freguesia, que é a maior em área do concelho vieirense.

“O antigo presidente da Junta, Domingo Mangas, que fez aqui as obras todas neste largo, perguntou-me qual o nome que deveríamos atribuir a este largo, quando foi feita a alteração toponímica. Eu lembrei-me do 25 de Abril”, contou o reformado da construção civil de 80 anos, que cumpriu serviço militar, mas escapou à guerra colonial porque já lá estavam os seus dois irmãos. Meio século depois do 25 de Abril, o octogenário considera que o seu concelho “está muito paralisado”. “Daqui ao centro da nossa vila são 11 quilómetros, se houvesse uma estrada rápida, passavam a ser seis. Quando eu fiz a quarta classe fui a pé até Vieira do Minho para fazer o exame. E hoje a estrada é a mesma”, constata Armando, que continua a zelar pelo espaço público do Largo da Touça, entretanto baptizado em honra do 25 de Abril, onde existe um parque infantil. “Desde que foi colocado, este parque das crianças nunca mais teve manutenção”, lamentou o morador da Touça, onde outrora se realizava uma feira pujante, que agora já não existe.

O presidente da Junta de Rossas destacou a importância da inauguração do monumento pela transmissão dos valores de Abril às crianças da freguesia. “Ao olhar para este monumento, vejo a figura de Salgueiro Maia, pessoa muito importante que representa todos os soldados e referência principal do 25 de Abril”, acrescentou Armando Alves, grato ao presidente da Câmara por ter aceitado o desafio, que lhe lançou durante uma assembleia municipal, de fazer um monumento ao 25 de Abril em Rossas.

O presidente da Câmara de Vieira do Minho destacou o “extenso” programa dedicado aos 50 anos do 25 de Abril no concelho, que culminou em Rossas. “Dignificamos e honramos o 25 de Abril nestas comemorações dos 50 anos e prova disso é também esta inauguração na vila de Rossas”, reiterou António Cardoso, agradecendo ao tenente coronel Pinto da Costa por ter sido uma figura “preponderante e fundamental” na elaboração do programa comemorativo. “Este monumento é uma obra de arte que será um bom exemplo para o concelho e até para o país para honrar os heróis do 25 de Abril”, considerou.