“Viana já faz parte do mapa da programação de Natal de excelência”

0
138

A programação natalícia em Viana do Castelo foi reforçada e promete um mês repleto de actividades para toda a família. Depois de inaugurada a iluminação, que está espalhada por mais ruas e praças, o programa “Viana, Coração do Natal” foi pensado para dinamizar o comércio local e o centro histórico e entreter miúdos e graúdos. A praça Natal, uma pista de gelo, minicomboio, mercado de Natal, animação de rua, concertos, atividades infantis, presépios, exposições e passagem de ano são algumas das atividades previstas no programa que se realiza de 6 de dezembro a 5 de janeiro.

O presidente da Câmara de Viana do Castelo destacou a “boa parceria” que tem sido estabelecida, desde 2019, com a Associação Empresarial de Viana do Castelo. “Houve uma preocupação em alargar a dinâmica para aumentar o fluxo que interessa a todos os agentes económicos e, nessa medida, fizemos um reforço na iluminação e nos eventos da programação. Este ano ultrapassaremos os 400 mil euros de investimento”, revelou Luís Nobre, defendendo uma lógica de continuidade entre a animação do espaço público e a animação das lojas e comércios. “Temos de criar um ambiente natalício e de magia numa interação conjunta. Esta programação está aqui para atrair fluxos ao nosso centro histórico e beneficiar o comércio, temos de ter todos uma atitude activa. A programação é para todos e com todos”, sublinhou.

Manuel Vitorino, vice-presidente da Câmara e vereador da Cultura de Viana do Castelo, deu nota de que a programação terá a Praça da Liberdade, a Porta Mexia-Galvão e o Largo Maestro José Pedro como “três vértices” para a animação de rua, que contará com a colaboração de associações e colectividades do concelho. “Toda a animação apela a que as pessoas passeiem pela cidade e tirem partido desta animação, que contempla também actividades para os mais novos”, afirmou. No dia 6 de dezembro, abre o mercado de Natal com cerca de 30 artesãos do concelho espalhados por estes três locais. “Há outros artesãos interessados que ficarão na convergência entre a Praça da Liberdade e o Largo Vasco da Gama”, indicou.

O vereador destacou a realização da peça de teatro “Himalaya: Invenção do Sol” a 13 de dezembro, pela companhia Seiva Trupe, numa sessão à tarde e outra à noite. “Para além disso, há um concerto, a 14 de dezembro, da Carolina Deslandes, no centro cultural, a 14 e 15 de dezembro temos dois concertos realizados pela ARTEAM na Igreja de S. Domingos, e no dia 21, temos um concerto no teatro municipal com um quinteto de jazz com músicos locais”, esmiuçou.

Pai Natal chega a 21 de dezembro

Na tarde de 21 de dezembro, é promovido o Natal Solidário / Caminhada do Pai Natal, com Motoclube “Barrigas Negras”, pelas 15h30, cujos presentes reverterão para uma instituição social. A chegada do Pai Natal está marcada para as 16h00 desse sábado, no Centro Cultural. A 24 de dezembro, realiza-se mais numa edição do “Viana moscatel e banana”. Já a programação da passagem de ano está a ser preparada para o centro cultural e 2025 começará, como habitualmente, com um Concerto de Ano Novo pela Orquestra con Spirito – Orquestra Sinfónica de Viana do Castelo. O espetáculo decorrerá no dia 01 de janeiro, às 17:00, no Teatro Municipal Sá de Miranda e afigura-se como o primeiro evento de Viana do Castelo como capital da Cultura do Eixo Atlântico.

Manuel Cunha Júnior, presidente da Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC), destacou a realização do concurso de montras, com a atribuição de seis prémios, no total de 650 euros, e do concurso “Viana é Natal”, que prevê a atribuição de 12 prémios, num total 1500 euros em vales de compras para serem aplicados no comércio vianense aderente. A autarquia vai também distribuir 12 mil tote bags (sacos de pano) pelo comércio para oferecer aos clientes nas compras de Natal. “De ano para ano, a adesão dos comerciantes tem aumentado. No concurso “Viana é Natal”, já ultrapassamos as 100 empresas, em 2023. E no concurso de montras, participaram mais de 30 comércios e este ano acredito que vamos ultrapassar esse número”, indicou Manuel Cunha Júnior, corroborando a ideia de que este investimento público merece também o empenho dos comerciantes. “Fazemos o apelo para os espaços comerciais fiquem abertos até mais tarde, eles já têm os alvarás de funcionamento que o permitem, basta terem a boa vontade de querer também fomentar o espírito de Natal”, declarou. “Desde 2019, quando começamos esta programação, já criámos um evento de Natal completamente fora da caixa e numa escala muito elevada, com um esforço financeiro bastante grande, portanto, o que é empírico, nesta fase, é a sensibilidade dos empresários para aderirem e fazerem disto uma grande festa. É com o apoio do comércio, das empresas e serviços que este evento ganha uma proporção muito além do que se investe para fomentar o turismo, o bom nome da cidade e o negócio”, acrescentou.

Questionado sobre o impacto do reforço da iluminação de Natal no fluxo de visitantes, o presidente da Câmara confirmou que se tem notado um aumento. “Percebemos que este ano que houve organização de visitantes para a inauguração da iluminação, houve excursões da Galiza e isso é fantástico, quem assistiu, viu que estávamos num ambiente multilíngua”, realçou, assumindo que o objectivo é que Viana também faça parte da rede de cidades “que cuidam e organizam este período do Natal de forma inteligente para ter a visibilidade que interessa para o comércio, agentes económicos e movimentos culturais”. “Viana já faz parte do mapa da programação de Natal de excelência, inteligente, que promove o espírito natalício e o crescimento económico e social”, acrescentou.