Escola Básica de Forjães celebrou “quatro décadas de excelência educativa”
A Escola Básica de Forjães, em Esposende, celebrou 40 anos com uma tertúlia sobre o papel da escola na comunidade forjanense, que se traduziu numa viagem no tempo, conduzida por João Paulo Ramos, membro da Direção da Escola, que recordou a sua vivência enquanto primeiro aluno e, mais tarde, professor da instituição, que conheceu várias designações ao longo do seu percurso. Manuel Ribeiro recordou os momentos mais marcantes nas funções de diretor do Agrupamento de Escolas Terras do Baixo Neiva. José Maria Lima recordou a fase prévia à construção da escola, pela ação do saudoso forjanense Jorge Félix de Araújo. De igual modo, também Basílio Lima e António Carvalho, respetivamente professor e técnico auxiliar aposentados, partilharam as suas memórias.
Na sua intervenção, após a tertúlia, a vereadora Alexandra Vilar referiu:
“Celebramos não apenas uma instituição, mas também as pessoas que deram vida a esta escola ao longo das últimas quatro décadas: os professores, que dedicaram as suas carreiras a inspirar e a ensinar; o pessoal auxiliar, que, com empenho e dedicação, garantiu o bom funcionamento do dia a dia escolar; e, claro, os alunos, cujo entusiasmo, curiosidade e sonhos representam o futuro”, declarou vereadora Alexandra Vilar, vincando que “Escola é coração” e “Escola é abraço”.
A vereadora da Educação reafirmou “o compromisso do Município no investimento nos espaços escolares, essencialmente no que a segurança e conforto diz respeito, tal como a promover projetos educativos inovadores e a valorizar os profissionais que diariamente fazem da educação um motor de transformação”. A terminar, deu os parabéns à Escola Básica de Forjães por “quatro décadas de excelência educativa”