Extensão de Saúde de Covas reabriu após 10 meses sem médico
A Extensão de Saúde de Covas, em Vila Nova de Cerveira, reabriu, esta sexta-feira, após um encerramento de 10 meses devido à reforma do médico, funcionando agora à sexta-feira, das 09:00 às 15:00, com enfermagem, consulta programada e aberta.
João Porfírio Oliveira, presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), no distrito de Viana do Castelo, visitou a unidade e adiantou que existe a “possibilidade de alargamento do atendimento”, sendo a própria equipa da unidade responsável por essa avaliação.
“O anterior médico reformou-se. Foi preciso esperar pela contratação de uma nova médica. Achámos desde o primeiro momento que era fundamental aproximar os cuidados de saúde e a população”, afirmou, em declarações à Lusa.
O centro de Covas dista de Vila Nova de Cerveira cerca de 20 minutos e tem uma população maioritariamente idosa “sem transporte para se deslocar à sede do concelho”, explicou o presidente da Câmara, Rui Teixeira.
“Não existe transporte a não ser o táxi, o que tem custos elevados”, observou, indicando que a autarquia fica responsável por fornecer um assistente técnico à unidade de saúde.
O presidente da ULSAM acrescentou que a médica desta unidade de saúde é um dos 12 profissionais contratados no mais recente concurso para médicos, que começou em março e concluiu as colocações em novembro.
“Neste último concurso, a ULSAM contratou todos os médicos para os quais tinha vaga – 12 médicos”, acrescentou.
Com isto, a ULSAM ficou com “uma cobertura de 98% ao nível dos médicos de família”.
Em julho, a ULSAM registava uma taxa de utentes com médico de família de 97,2%.
A Unidade de Saúde de Covas abriu em setembro de 2022, funcionando duas vezes por semana.
O investimento na obra representou cerca de 15 mil euros, suportado pelo município, explicou então o presidente da Câmara.