
“Agricultura é a fonte que sustenta o nosso progresso”
O ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, participou no almoço de Natal da Cooperativa Agrícola dos Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, reafirmando o seu compromisso com o setor agrícola e a valorização das comunidades rurais. No evento, o ministro anunciou que, a partir de janeiro de 2025, será lançado um programa inovador, direcionado aos baldios, com um montante anual de 30 milhões de euros, com o objectivo de “apoiar os produtores dos baldios, melhorando o seu rendimento e reconhecendo o papel vital que desempenham na gestão sustentável dos territórios e na promoção da biodiversidade” e “promover a pastorícia extensiva, reduzindo o material combustível nas florestas, o que contribuirá para a diminuição do risco de incêndios”.
O ministro destacou o papel fundamental dos agricultores como os “melhores amigos do ambiente”, sublinhando que “a agricultura é coesão territorial, gastronomia, turismo, indústria, património, cultura e tradição. É a fonte que sustenta o nosso progresso”. “Este é um passo decisivo para a coesão territorial, a fixação da população e a defesa da biodiversidade e da floresta”, frisou.
José Manuel Fernandes destacou ainda medidas concretas para atrair e apoiar jovens agricultores, essenciais para o rejuvenescimento do setor. Elogiou o trabalho das autarquias e entidades locais, como a CONFAGRI, pela promoção da carne Cachena nas cantinas escolares: “Estas iniciativas valorizam os nossos produtos únicos, promovem a coesão territorial e reforçam a ligação às nossas raízes”.
“Sabemos de onde vimos, onde estamos e para onde queremos ir. O caminho é o do desenvolvimento e do progresso, sem esquecer as nossas tradições. Vamos continuar a trabalhar para que cada agricultor seja reconhecido e valorizado pelo seu contributo essencial para o país”, garantiu.