
Largo do Montinho em Mujães imortalizou benemérito Jorge Faria Torres
A freguesia de Mujães, em Viana do Castelo, inaugurou a requalificação do Largo do Montinho, que permitiu melhorar as acessibilidades e dar mais segurança à população. A inauguração da empreitada ficou marcada pela homenagem a Jorge Faria Torres (1890-1965) , benemérito da freguesia, num momento que contou com a presença da família.
O presidente da Junta de Mujães, José Oliveira, considerou que o largo ficou “digno”, após um investimento de praticamente 32 mil euros, agradecendo aos proprietários que cederam espaço para que esta empreitada fosse possível, “melhorando as condições de segurança para todos” e “desbloqueando uma situação que se arrastava há vários anos”.
“Este era um local que não correspondia às necessidades dos moradores da rua e do lugar”, assumiu o autarca local, realçando que a requalificação do Largo do Montinho permite “a melhoria de acessos, melhoria de mobilidade e de estacionamento” no espaço público.
José Oliveira justificou ainda a homenagem a Jorge Faria Torres por ele ser um símbolo de “progresso e cuidado” e ter “passado a vida a pensar e a melhorar a freguesia”.
“Era um visionário que trabalhou sempre em prol de Mujães. Contribuiu quase na totalidade para o projeto de eletrificação da freguesia, entre muito mais”, salientou.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo destacou a homenagem a Jorge Faria Torres, considerando que ele distinguiu-se “pela vontade de querer vencer” e por sintetizar “Portugal e os portugueses” ao ter sido um emigrante que se notabilizou nas mais diversas áreas, enquanto empreendedor de referência, mas sem nunca esquecer as origens. “Regressou sempre a Mujães com vontade de partilhar o seu sucesso”, frisou o Luís Nobre.