“A S. Silvestre de Viana é uma prova de recordes”
A 11.ª edição da S. Silvestre de Viana do Castelo CLS, que se realiza no dia 28 de dezembro, já ultrapassou todos os recordes de participantes, com mais de 2000 pessoas a fazer o percurso pelo centro histórico. Esta edição S. Silvestre de Viana do Castelo é, de acordo com Aires Rocha da organização, “uma prova de recordes”, com 2.200 inscritos a fazer o percurso de duas voltas de cinco quilómetros. “A mudança de data favoreceu o número de inscritos e desta forma estamos a apoiar o comércio local”, referiu, sublinhando que as inscrições estão abertas até ao próximo domingo.
Organizada pela EDV Xlife em parceria com a Câmara Municipal, a prova apresenta algumas “surpresas” como sorteios e uma festa pós corrida – a S. Silvestre Party – no final da prova para “dinamizar a cidade e aliar o desporto ao convívio”, informou ainda Aires Rocha. Já Jorge Pereira, organizador da prova Kids, informou que estão inscritos 200 meninos, que vão fazer provas de 500 metros e um quilómetro. Os valores angariados pela prova desportiva vão reverter para a Íris Inclusiva.
“Provas como esta dão-nos números importantes como o aumento de 15 a 20 por cento de atletas federados em todas as modalidades, sendo que 99,9% dos clubes tiveram um incremento no desporto federado. Mas houve também um aumento do desporto formal informal e estas provas são um barómetro disso mesmo porque também os não federados mostram que este é um concelho dinâmico e vivo”, sublinhou Ricardo Rego, vereador do Desporto de Viana do Castelo.