Mercadona duplicou a aposta no kiwi português
A Mercadona, empresa de supermercados, duplicou, em cinco anos, a sua aposta no kiwi português, com a compra, só em 2023, de mais de 5.000 toneladas de kiwi nacional à Kiwi GreenSun, sendo um dos seus maiores compradores. É a partir da sua sede, em Guimarães, onde a Kiwi GreenSun começou a sua atividade, que os kiwis portugueses são distribuídos, desde 2012, por mais de 600 lojas da Mercadona, primeiro em Espanha e, depois, também em Portugal. Nos últimos cinco anos, a Mercadona duplicou as suas compras. Em 2019, comprou 2.500 toneladas e, em 2023, 5.000, o que perfaz um crescimento de 100%.
A par com a Mercadona, também a Kiwi Greensun tem crescido e modernizado o seu negócio. “Tem sido uma relação saudável, que tem vindo a crescer. É um cliente muito exigente em termos da qualidade da fruta e nós temos sido capazes de satisfazer as expetativas e temos crescido bastante.” adianta Vitor Araújo, Administrador da Kiwi GreenSun.
Pedro Barraco, diretor de Cadeia Agroalimentar Mercadona, refere que “ao longo dos últimos anos temos vindo a desenvolver parcerias estratégicas baseadas no compromisso com fornecedores portugueses, como é o caso da Kiwi Greensun. A Mercadona tem crescido no número de lojas a nível ibérico e fruto da estabilidade com a Kiwi Greensun, este aumentou a sua área de produção agrícola e capacidade industrial, gerando assim um contributo positivo para a economia nacional e local”.
Para dar resposta a este crescimento de forma sustentável, a Kiwi GreenSun tem investido em melhorias na sua fábrica, nomeadamente com a construção de duas novas naves, a modernização das suas linhas de produção e a instalação de painéis solares, que permitem atingir a autonomia energética de maio a setembro.
A Kiwi GreenSun conta com mais de 60 produtores, com plantações distribuídas por cerca de 600 hectares de produção em território nacional, especialmente entre Douro e Minho, uma região com um clima particular, frio no inverno e com temperaturas suaves no verão, permite garantir o equilíbrio entre os açúcares e a acidez, assegurando a qualidade e as características diferenciadoras do kiwi.
Esta parceria entre a Mercadona e a Kiwi GreenSun, que dura há já mais de dez anos, tem permitido encontrar soluções sustentáveis, de crescimento e também de eficiência.