Vila Verde + Digital já atraiu 120 comerciantes

0
46

O Bairro Comercial Digital Vila Verde + Digital já atraiu 120 comerciantes de 31 ruas do concelho, uma iniciativa inovadora que combina o melhor do comércio tradicional com as potencialidades das tecnologias.

O projeto da Câmara de Vila Verde e da Associação Empresarial do Vale do Homem (AEVH), que visa modernizar os negócios locais, proporcionando aos comerciantes ferramentas digitais para aumentar a sua visibilidade, expandir o seu público-alvo e melhorar a experiência do cliente, foi apresentado ao final da tarde no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

O Bairro Comercial Digital ‘Vila Verde + Digital’ reúne lojas, serviços e outros negócios locais numa plataforma única, “permitindo aos pequenos comerciantes competir num mercado cada vez mais globalizado, sem perder a sua essência local”, segundo a autarquia.

A iniciativa tem como objetivos criar um ‘marketplace’ e uma app móvel para a promoção dos serviços, implementar uma estratégia de marketing, apoiar a digitalização das empresas, capacitar os comerciantes e prestadores de serviços e proporcionar a acessibilidade e inclusão de todos os visitantes.

A presidente da Câmara de Vila Verde indicou que 120 comerciantes, espalhados por 31 ruas e sete quilómetros da extensão, já aderiram à iniciativa que, para já está apenas implementada na sede concelho e é comparticipada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

“Se tiver sucesso, como se espera, pode vir a ser estendido a todo o concelho. Este é um projeto desafiante e uma mais-valia, não apenas para o comércio e para a economia local, mas também para a coesão social e territorial”, frisa Júlia Rodrigues Fernandes (PSD).

Promover a experiência digital do consumo, reforçar a atratividade do ‘Bairro’ (mais proximidade e fidelização), modernizar os processos de gestão, promover a aquisição de competências digitais e apoiar na conceção e acompanhamento do projeto são os pilares estratégicos associados a esta iniciativa.

“O Bairro Comercial Digital ‘Vila Verde + Digital’ é um contributo importante para a estratégia de dinamização económica e social que o Município de Vila Verde tem desenvolvido no concelho, envolvendo diferentes parceiros e assegurando condições para a criação de riqueza, atração de investimentos e valorização de oportunidades para mais e melhor emprego”, salienta a autarca de Vila Verde.

Segundo o município, o Bairro Comercial Digital não pretende substituir o comércio físico, mas sim complementá-lo, acrescentando que “a sinergia entre o digital e o tradicional permite que os comerciantes locais acompanhem as tendências de consumo e que os consumidores desfrutem de uma experiência moderna, sem perder o toque pessoal e próximo que caracteriza o comércio de bairro”.

“Vila Verde é um concelho que se diferencia pela capacidade de aliar a sua identidade e as suas tradições à inovação e modernização, enquanto estratégia de desenvolvimento sustentado e afirmação do território, num contexto global de grandes desafios e competitividade”, destacou ainda Júlia Rodrigues Fernandes.