Tiago Antunes: “Sinto que estou a crescer muito no SC Vianense”
Tiago Antunes, médio de 22 anos que cumpre a primeira época ao serviço do SC Vianense, começou a jogar futebol com quatro anos para “matar as saudades” do pai, que estava emigrado. Natural de Braga, foi nas escolinhas do clube “arsenalista” que deu os primeiros chutos na bola, antes de rumar ao FC Porto para cumprir o resto da formação. Até chegar a Viana do Castelo, alinhou também pelo Trofense e pelos sub-23 do Estrela da Amadora, onde foi campeão nacional. Um dia, espera jogar na “Premier League”, mas antes disso quer subir de divisão com o SC Vianense.
“O meu pai estava emigrado e a minha mãe decidiu pôr-me no futebol, para eu poder matar as saudades dele. Com seis ou sete anos ainda desisti, porque via os outros meninos a serem levados pelos pais, e aquilo mexia muito comigo. Mas acabei por reatar passados uns meses”, desabafou Tiago, que só por volta dos “oito ou nove anos” é que viu o pai a regressar a casa em definitivo. Com 13 anos rumou até ao FC Porto, onde acabou por ser convocado para a seleção.
“Fui à seleção dos sub-15 aos sub-18. O único ano em que ia apanhar um Europeu foi na pandemia. Íamos começar a ronda de elite, mas apareceu a Covid e cortou com as competições todas”, recordou.
Também por essa altura viveu um momento que o entristeceu muito. “Foi no último ano de formação no FC Porto. Queria muito ter sido campeão na formação, mas não consegui. No último ano de juniores estivemos quase, só não fomos por causa de dois ou três golos. Uma época inteira reduzida a dois ou três golos… Foi uma mágoa”, lamentou.