Nem a chuva impediu mais de 4 mil pessoas de vários pontos de Portugal e de Espanha de participarem na 26.ª Meia-Maratona Manuela Machado, que une a cidade de Viana do Castelo à freguesia de Cardielos, de onde a antiga atleta que lhe dá nome é natural, e na 24.ª Caminhada Viana Fica no Coração, cuja receita reverteu a favor do Banco Alimentar.
Manuela Machado, a obreira desta iniciativa que já vai a caminho das três décadas, confessou que a chuva afastou alguns participantes da caminhada, mas que tal não se refletiu na corrida, e assumiu-se muito satisfeita com os elogios que foi recebendo.
“Já houve meias-maratonas à chuva e é bonito na mesma. É uma meia-maratona abençoada, porque sinto que os atletas gostam de mim, gostam de como a organização trabalha e de como a cidade os recebe. É para continuar até eu ser velhinha e já estamos a trabalhar na do próximo ano”, assegurou.
Luís Nobre, presidente da Câmara Municipal, realçou que “esta prova é uma referência, tal como a atleta que lhe dá nome”, e destacou também “a coragem” de todos os que, mesmo à chuva, não quiseram deixar de participar. “Temos de lhes estar reconhecidos. Isto é um orgulho para Viana do Castelo”, declarou.
João Almeida, do Recreio Desportivo de Águeda, foi o grande vencedor da prova, que completou em uma hora, cinco minutos e 26 segundos. Fernando Serrão, do Sporting Clube de Braga, foi segundo, com mais 13 segundos, e Pablo Otero, do Vitória Sport Clube, fechou o pódio com uma hora e seis minutos. Na vertente feminina, e pela quarta vez, a mais forte foi Solange Jesus, do Sporting Clube de Braga, com uma hora, 12 minutos e 19 segundos.