“A Motolar sempre acompanhou a evolução tecnológica ao longo dos 50 anos”

0
19
A 16 de Abril de 1974 nascia a Motolar – Motorizadas e Eletrodomésticos, Lda. Em 50 anos passou das motorizadas aos robots de cortar a relva. A Motolar, em Lanheses, celebra meio século de história com as mais avançadas máquinas de jardim e de floresta.
Há 50 anos, Francisco Cardoso passava os dias na oficina junto à Estrada Nacional 202, em Lanheses, Viana do Castelo, a consertar motorizadas e bicicletas. “Eram outros tempos. Havia menos carros e as pessoas deslocavam-se para o trabalho de mota ou bicicleta”, recordou. Aníbal Quintas foi o seu primeiro cliente. “Apareceu logo na abertura para comprar uma bicicleta. Foi o tiro de partida para anos de sucesso”, contou.
Cardoso, como é tratado pelos clientes, acompanhou a evolução dos tempos e da tecnologia. Hoje no seu estabelecimento tem as mais avançadas máquinas de trabalho para jardins e limpeza de florestas. “Trabalhamos com muitos particulares, pessoas que têm jardins, pequenos e grandes, que cortam lenha para consumo próprio, mas também com madeireiros e empresas que se dedicam à limpeza das florestas. Evidentemente que continuamos a trabalhar com motas e bicicletas, mas já não há tanta procura. Hoje em dia até há mais procura por bicicletas elétricas”, esclarece Cardoso.
A pandemia, que fechou o país em casa, veio estimular a população a cuidar dos jardins. “O facto de as pessoas passarem mais tempo em casa fez com que encontrassem no jardim uma forma de passar o tempo. Notámos um aumento expressivo de procura por máquinas de trabalho para o jardim nessa fase”, sustentou.
Para quem dedicou toda a vida à área, será que Francisco Cardoso imaginou que em 2024 seria possível um robot cortar a relva sozinho? “Aqui sempre estivemos a par das novidades e da evolução tecnológica, por isso sabia que este dia iria chegar”, afirmou, acrescentando: “É sem dúvida uma forma de as pessoas pouparem tempo, desgastarem-se menos e, para quem não consegue cuidar do jardim, é uma ótima solução para o ter sempre bonito”.

Distribuídor Premium da Stihl

Na loja é possível encontrar uma grande variedade de máquinas. “Gostamos de ter muitas opções para o cliente encontrar o equipamento que melhor se adapta ao seu caso. Temos os robots corta-relva, mas também há os tratores e as máquinas habituais. Quando recebemos o cliente na loja, percebemos qual é a dimensão do jardim e como é composto para aconselharmos a máquina mais adequada”, salientou. Além da relva, há muitas mais soluções que hoje em dia tornam o trabalho no jardim mais fácil. “A tecnologia sem dúvida que veio facilitar o trabalho, torná-lo mais leve e até num momento de prazer. As máquinas hoje em dia são menos pesadas e estão mais preparadas para trabalhar durante mais tempo. Por exemplo, temos máquinas com extensões para as pessoas conseguirem cortar sebes altas sem terem que usar uma escada. É mais fácil e mais seguro”, notou.
No que diz respeito ao corte de madeira também existem muitas opções. “Temos motosserras para quem tem lenha mais fina e que só corta de vez em quando ou precisa de podar as árvores. Mas também temos motosserras para grandes troncos e com um desempenho impressionante”, explicou.
As máquinas que trabalham a bateria são uma das novidades da última década. “Hoje em dia a questão do meio ambiente é uma prioridade a nível mundial e, por isso, além das máquinas a gasolina temos também elétricas e a bateria, que são amigas do ambiente”, salientou, garantindo que a durabilidade e a autonomia das soluções a bateria tem vindo a aumentar. “Temos baterias com autonomia para a totalidade do dia de trabalho e com durabilidade para vários anos”, assegurou.
A Motolar celebra 50 anos de história com o título de Distribuidor Premium da marca Stihl. “É a melhor marca a trabalhar no mundo, tem uma grande oferta de máquinas e temos uma relação longa e de grande confiança com ela”, vincou Francisco Cardoso, garantindo que esta marca, quase a chegar ao seu centenário, “está sempre na vanguarda tecnológica e, por isso, lidera de forma incontestável na sua categoria”.

“Assistência garantida”

A Motolar é também distribuidora das marcas Outils Wolf e Etesia nos concelhos de Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez, Caminha e Esposende. “Duas verdadeiras marcas de índole profissional que executam os mais exigentes trabalhos na limpeza florestal e agrícola e na manutenção dos relvados. A gama de produtos que a Outils Wolf e a Etesia nos oferece é verdadeiramente impressionante e o seu desempenho é reconhecido mundialmente”, realçou.
Os dias entre a loja e a oficina são de grande azáfama. Há o cliente habitual que vem comprar uma corrente nova para a motosserra, mas também há sempre clientes novos a aparecer, porque a internet abriu novas portas. José Couto é cliente assíduo da loja desde a sua abertura. “Além da grande oferta de máquinas que existe e a grande capacidade que há no arranjo, o que mais aprecio é o conhecimento que os profissionais aqui têm. Conhecem bem as máquinas e dão muitos conselhos que são importantes no momento de trabalhar com elas”, realçou. Encontramos também José Machado que não poupa nos elogios: “Todas as minhas máquinas são Stihl. O que mais gosto é a assistência que dão às minhas máquinas. Isso faz-me sentir um cliente especial e é isso que nos faz vir cá. Quando queremos uma máquina com qualidade, é aqui que compramos”, disse de pronto.
Em 50 anos, outros clientes infelizmente já partiram. “Muitos, mais do que clientes, eram verdadeiros amigos”. Sr. Ramalho, como gostava de ser chamado, foi um dos que se despediu de nós neste ano. “Todos os dias, sem exceção, nos visitava apenas para colocar a conversa em dia e tomar café”.
Os clientes chegam de todo o distrito de Viana, mas também de distritos vizinhos. “Nos últimos anos também tem surgido o cliente estrangeiro, que compra propriedades em Portugal e que nos procura”, revelou Francisco Cardoso, garantindo que a Motolar continuará a acompanhar a evolução tecnológica do mercado. “Vão continuar a aparecer soluções que ajudam nestes trabalhos e estaremos cá para acompanhar a evolução e ter sempre a melhor oferta para o cliente”, frisou.
Sobre a Motolar indica que o futuro está assegurado: “As gerações seguintes continuarão o legado, sempre na procura do melhor serviço para a máxima satisfação do cliente”.