Universidade do Minho distingue professores Maria Manuel Oliveira e Rui Lima

0
26
A Universidade do Minho entregou esta segunda-feira, na cerimónia do seu 51º aniversário, o Prémio de Mérito Científico a Maria Manuel Oliveira, da Escola de Arquitetura, Arte e Design (EAAD), e o novo Prémio de Mérito na Docência a Rui Lima, da Escola de Engenharia (EEUM). Os galardões visam distinguir anualmente um/a professor/a ou investigador/a da UMinho que se destaque pela sua atividade de excelência a nível científico e na inovação pedagógica, respetivamente.
“É muito importante a UMinho dar este passo no reconhecimento da inovação pedagógica e da prática docente e sinto um grande orgulho em receber este prémio, que resulta do trabalho contínuo de uma equipa e do que fui fazendo fora de portas, a apoiar outras instituições, em projetos Erasmus, para virmos a implementar práticas e abordagens inovadoras”, referiu Rui Lima.
O professor do Departamento de Produção e Sistemas da EEUM está envolvido em projetos de lean production e lean healthcare, de aprendizagem baseada em projetos interdisciplinares, de cooperação universidades-empresas e de aprendizagem ativa, incluindo ligações a universidades da Europa, Ásia e América do Sul. É também coordenador do Grupo de Investigação em Engenharia e Gestão Industrial do Centro Algoritmi e membro do Centro para a Inovação e Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem (IDEA) da UMinho. Esteve ainda no comité consultivo do centro de investigação UNESCO UC/PBL da Universidade de Aalborg (Dinamarca) e no consórcio internacional Colégio Doutoral Tordesilhas em Engenharia de Produção.
Já Maria Manuel Oliveira ficou “muito honrada” com o Prémio de Mérito Científico, “totalmente inesperado”. “Especialmente pensando nas métricas usuais de avaliação da nossa produção científica, entendo como um reconhecimento a áreas disciplinares com trajetórias de investigação um pouco diversas – e não me refiro só à minha área da Arquitetura, pois a UMinho integra nomeadamente artistas plásticos, do teatro e da música, cuja investigação tem um sustentáculo muito denso na sua prática disciplinar e é uma componente fundamental ao entendimento do mundo”, reagiu.
Maria Manuel Oliveira formou-se em Arquitetura pela Escola Superior de Belas-Artes do Porto e, desde 1997, é docente na EAAD, onde se doutorou e da qual foi presidente. Iniciou o percurso docente nas universidades de Angola e do Porto. Teve atelier próprio e trabalhou no Gabinete de Planeamento Urbanístico do Município de Guimarães. Desenvolve projetos e consultoria no âmbito do Centro de Estudos da EAAD, que fundou em 2009. É membro do Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT) e pesquisadora colaboradora da Universidade de Brasília. Centra a investigação na Arquitetura Moderna em territórios lusófonos e na reabilitação de espaços e edifícios na construção da memória urbana coletiva. É uma cidadã ativa, defendendo causas que considera essenciais à equidade social em democracia.
O Prémio de Mérito Científico surgiu em 2009 e já foi atribuído a 19 investigadores da UMinho:  Nuno Peres, Rui L. Reis, Carlos Mendes de Sousa, Odd Rune Straume, Nuno Sousa, Armando Machado, José António Teixeira, Moisés de Lemos Martins, Paulo Lourenço, José González-Méijome, Leandro Almeida, Patrícia Jerónimo, António Vicente, Helena Machado, Fernando Alexandre, António Salgado, Isabel Soares e Maria Manuel Oliveira.