Canário e Fernando Gomes trazem “Chaimite” até Viana

0
34
A comédia “Chaimite, um possível musical”, de e com Fernando Gomes, vai estrear no Teatro Sá de Miranda a 27 de março, Dia Mundial do Teatro, e conta com a participação de Augusto Canário, numa colaboração inédita entre ambos com o Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana.
A peça é apontada como meta-teatral, recheada de drama, comédia, tragédia, folclore e, até, um possível musical que pisca o olho à melhor tradição do teatro de revista português e inglês, com o humor único de Fernando Gomes.
“Na narrativa, dois tempos: o presente, no qual assistimos aos ensaios e intrigas dos bastidores de uma companhia de teatro contemporânea, e o passado, através de uma viagem ao Portugal da década de 60 e à Guerra Colonial, numa obra que assinala também os 50 anos do 25 de Abril”, esclarece o Teatro do Noroeste.
Com a missão de resgatar as memórias de um veterano de guerra, o diretor da companhia cria um espetáculo em que Francisco e Maria, dois jovens naturais de Santa Leocádia de Geraz do Lima, são fascinados pelo mundo do cinema e sonham com um futuro a dois. No entanto, as guerras em África vão separar o casal.
Com texto e encenação de Fernando Gomes, assistência de encenação de Adriel Filipe, música de Artur Guimarães, repentismo de Augusto Canário, figurinos de Diana Vieira, apoio coral de José Paulo Ribeira, apoio de adereços de Liliana Barbosa, e interpretação de Adriel Filipe, Alexandre Calçada, Augusto Canário ou Cândido Miranda, Elisabete Pinto, Fernando Gomes, Marta Bonito, Rafaela Sá, Ricardo Ferreira, Ricardo Simões, Sofia Bernardo, Tiago Fernandes.
Sessões:
27, 28 de março, 2, 7, 9, 11 de abril – 21h
29 de março, 12 de abril – 19h
30 de março, 13 de abril – 16h
3, 10 de abril – 11h