Todas as freguesias de Esposende têm postos de carregamento para carros eléctricos 

0
16

O concelho de Esposende  já está totalmente coberto com postos de carregamento eléctrico, uma medida que pretende incentivar a população a apostar na transição para veículos mais amigos do ambiente, tornando a mobilidade eléctrica “acessível a todos”. 

A rede integra, para já, 25 postos de carregamentos distribuídos pelas freguesias do concelho, sendo possível carregar 50 carros em simultâneo. Oito destes pontos são de carregamento rápido. “É uma medida que impacta verdadeiramente na escolha das pessoas por um veículo desta natureza”, garantiu o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Guilherme Emílio, frisando que a vontade da autarquia sempre foi “assegurar a cobertura integral do território”. “E fizemos a opção correcta, por mais que o processo tenha sido demorado”, afirmou o autarca, frisando que esta medida vai, ainda, atrair mais turistas. “Os visitantes podem vir com a confiança que aqui podem carregar as suas viaturas”, salientou, mostrando-se “orgulhoso” com o facto de ser “dos poucos, ou mesmo o único” concelho com cobertura total a nível nacional. “A nossa ambição é que esta ideia se possa replicar por todo o território. Quando maior for a infra-estrutura mais fácil será a decisão das pessoas em adquirir veículos eléctricos e com isso reduzir a pressão que existe do ponto de vista ambiental”, sustentou, frisando que o investimento no concelho ficou a cargo da concessionária. 

“Tratou-se de um projecto criado com base na possibilidade de se concessionar estes postos de carregamento. Por parte da concessionária há um investimento avultado, não só na materialização da infra-estrutura e na instalação dos postos, mas também numa renda que será paga ao município”, explicou o edil, acrescentando que o reforço desta rede de pontos de carregamento vai depender da procura. 

Guilherme Emílio reforçou que a autarquia de Esposende também está, “paulatinamente”, a fazer essa transição na frota automóvel. “À medida da necessidade de substituição das viaturas, estamos a fazer a transição para veículos eléctricos. Temos algumas viaturas híbridas, outras cem por cento eléctricas e o objectivo é caminhar nesse sentido, dando sempre prioridade às viaturas eléctricas”, sustentou.