
Valença valoriza baldios e “mercearias rurais”
Com a presença do ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, Valença apresentou o Plano de Desenvolvimento Agrário.
Na ocasião, a Confederação de Agricultores de Portugal (CAP) e três Associadas – Valminho Florestal, Aflodounorte e CoopBarroso – assinaram os protocolos de constituição de cinco Agrupamentos Baldios, que vão abranger seis concelhos a Norte do País: Alijó, Mirandela, Montalegre, Murça, Sabrosa e Valença. Objetivo: assegurar a melhor gestão dos recursos florestais, com foco na prevenção dos incêndios e na valorização das atividades relacionadas com a floresta.
“A criação de mercearias rurais – criar estabelecimentos por freguesia para ser ponto de venda de produtos essenciais, serviços à população, e ao turista”, é um dos projectos anunciados.
José Manuel Carpinteira, presidente da Câmara de Valença, destacou “a riqueza ambiental,” do concelho e definiu a aposta no sector primário como “prioritária”.
“Estou convicto de que estes agrupamentos de baldios vão criar economia de escala e beneficiar a população”, manifestou.