
Moinho do Inácio em Vila de Punhe até ofereceu broa, mel e licor aos visitantes
O Moinho do Inácio, em Vila de Punhe, abriu as portas ao público para visitas gratuitas, assinalando o Dia Nacional dos Moinhos Abertos. Durante desses três dias,
o Moinho do Inácio recebeu cerca de 150 visitantes, que puderam assistir ao seu funcionamento e usufruir da oferta de broa com mel acompanhada de um licor. No sábado, as Cantadeiras do Vale do Neiva associaram-se à efeméride entoando cantigas de outrora, enquanto as visitas guiadas eram realizadas por Raimundo Castro. Este ano, a população pôde também desfrutar da área de lazer nas imediações do Moinho, constituída pelo Parque e Ecoparque das Boucinhas, e ainda usufruir de uma visita guiada ao apiário existente.
“Em Vila de Punhe está também o Museu do Mel ao Caulino, que pode ser visitado por quem pretenda explorar o património identitário da margem esquerda da Ribeira Lima e, ainda, conhecer o vasto património natural e cultural patente na área territorial de Viana do Castelo”, notou a Junta de Freguesia de Vila de Punhe, explicando que o espaço expositivo está dividido pelas duas temáticas. “Este museu recebeu visitas no passado fim-de-semana no âmbito do programa “À Descoberta do Turismo Industrial”, promovido pelo Turismo do Porto e Norte de Portugal, enchendo-nos de orgulho o interesse da população por conhecer e visitar o nosso património”, vincou.