“Já marquei as férias para ver o Canário”

0
37

 

 

O grupo “Augusto Canário e Amigos” celebrou 25 anos com um concerto memorável no Centro Cultural de Viana do Castelo. Considerado um embaixador da alegria minhota, Augusto Canário juntou os seus amigos de sempre e muitos convidados especiais num espetáculo, que conjugou a música popular portuguesa e galega, com muito folclore, tradicional e reinventado, sem esquecer as emblemáticas marchas do Santoinho. O espetáculo de três horas, integrado na programação de Viana do Castelo como capital da Cultura do Eixo Atlântico, marcou o início da nova imagem e tourné “Arraial Arraial” do artista de Vila Nova de Anha.

No público, Canário teve também centenas de amigos, alguns que vieram de muito longe só para o ver. Foi o caso de Eduardo Sousa, fã de 21 anos, natural de Ermesinde, emigrado em França há 11. “Apaixonei-me pela música do Canário quando o ouvi a primeira vez. Comecei a segui-lo quando regressava a Portugal em Agosto, pedi-lhe chapéus e já tenho vários autografados e t-shirts”, contou o fã, que tatuou no braço uma imagem do chapéu amarelo de Canário, com as datas em que foi ver o actuar. “Ele já viu e ficou chocado. Para mim é um orgulho ter esta tatuagem na minha pele”, assegurou Eduardo, que foi ver o concerto com a namorada a quem já lhe passou também o gosto pelas cantigas de Canário. “Quando soube deste concerto, marquei logo os bilhetes de avião para vir vê-lo de propósito. Nunca tive a oportunidade de o ver nas Festas d’Agonia, mas este ano já marquei as férias até mais tarde para vir cá e vê-lo actuar”, partilhou.

Sentado na plateia à frente de Eduardo, um casal de Aveiro também regressou a Viana de propósito para ver este concerto. “Há mais de 30 anos que voltamos a Viana para a Romaria da Senhora d’Agonia e corremos atrás do Canário para o ver actuar sempre que podemos. O Canário é divertido e maravilhoso, faz-nos esquecer todas as coisas tristes da vida”, sublinhou Maria do Rosário, que veio para Viana de autocaravana com o marido, no dia anterior ao concerto.