
Cuidar a pessoa com doença oncológica no hospital privado: Os mitos e verdades
Cuidar a pessoa com a doença oncológica implica uma abordagem que olha para a pessoa doente como um todo, e não apenas para alguém que é portador de uma doença. Envolve a necessidade de identificação e compreensão das necessidades físicas, emocionais, psicológicas, sociais e espirituais da pessoa doente e sua família, com o objetivo de promover o bem-estar integral. Este cuidado humanizado implica uma comunicação aberta e apoio contínuo por parte dos profissionais de saúde, onde a pessoa doente e sua família são tratados com o máximo respeito, dignidade e empatia.
Em Portugal, embora o sistema público de saúde ofereça cuidados de qualidade, o setor privado apresenta várias vantagens que podem complementar o cuidado humanizado e proporcionar um atendimento mais rápido, personalizado e com preços acessíveis, especialmente para quem possui subsistemas de saúde ou seguros de saúde.
Iremos abordar alguns mitos e verdades associados ao tratamento da doença oncológico no hospital privado:
- Os tratamentos realizados no sector público e privado são diferentes – MITO
Os tratamentos realizados na doença oncológica são orientados por linhas orientadoras internacionais, sendo iguais em qualquer hospital.
- O tempo entre o diagnóstico e o início de tratamento é menor – VERDADE
Uma das principais vantagens do setor privado é a rapidez de todo processo. Desde o diagnóstico até o início do tratamento, o setor privado permite que a pessoa doente seja atendida de forma mais ágil, com menos tempo de espera para consultas, exames e tratamentos.
- Os tratamentos da doença oncológica num hospital privado são muito caros –
Custo acessível para quem possui subsistemas de saúde públicos (como a ADSE) ou seguros de saúde, podendo em alguns casos ser gratuito para o beneficiário.
- O atendimento é mais personalizado – VERDADE.
A capacidade de ter consultas mais longas, sem a pressão do volume de pessoas doentes, significa que os profissionais de saúde têm mais tempo para escutar, esclarecer dúvidas e planear a abordagem terapêutica de forma mais individualizada.
- O tratamento num hospital privado é decidido apenas por um médico – MITO.
O doente tem acesso a uma equipa multidisciplinar (enfermeiro, médicos de várias especialidades, psicólogo e assistente social), o processo de tomada de decisão para o tratamento inclui toda a equipa multidisciplinar, o doente e a família
Em conclusão, o cuidado humanizado ao doente oncológico no setor privado de saúde em Portugal apresenta, assim, várias vantagens que podem melhorar significativamente a experiência da pessoa doente em todas as etapas do tratamento da doença oncológica. A rapidez no diagnóstico e no tratamento, a personalização dos cuidados e os baixos custos para quem tem subsistemas de saúde ou seguros, são sem dúvida vantagens importantes.
Dr.ª Matilde Salgado – Médica especialista em Oncologia do Hospital da Luz Póvoa de Varzim | Coordenadora do Centro de Oncologia do H.Luz Póvoa | Ordem dos Médicos nº 45208
Enf. Bruno Feiteira – Enfermeiro especialista, doutorado em Enfermagem | Responsável no Centro de Oncologia do H.Luz Póvoa | Ordem dos Enfermeiros nº 67822
…………………………………………
Visite o nosso site e conheça o Centro de Oncologia do Hospital da Luz Póvoa de Varzim, aqui: www.hospitaldaluz.pt/sS
…………………………………………
Faça marcação de Consulta de Oncologia Médica na área pessoal da app MY LUZ ou através do link direto: www.hospitaldaluz.pt/aJQ