São Gonçalo de Amarante reabre depois de 16 meses de obras

0
367

A Igreja e Claustro do Convento de São Gonçalo de Amarante reabrem na próxima segunda-feira, 10 de janeiro (Dia de São Gonçalo), depois de um período de 16 meses de obras. O presidente da CCDR-NORTE, António Cunha, estará presente na inauguração do resultado das obras, que incluíram a reabilitação, conservação e restauro das coberturas, pisos, paredes e vãos do edifício, assim como do recheio artístico: retábulos, esculturas, pinturas murais e painéis azulejares. A empreitada correspondeu a um investimento total de mais de dois milhões de euros, dos quais mais de 800 mil resultam do apoio do Norte 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

A candidatura para a Conservação e Valorização da Igreja e Claustro de São Gonçalo foi liderada pela paróquia de Amarante e o projecto contou ainda com o apoio da Direção Geral do Tesouro e Finanças, proprietário do edifício, do Município de Amarante e da Direção Regional de Cultura do Norte, no acompanhamento, elaboração de projeto e na execução da obra. O restauro contou também com o apoio de entidades privadas, como a Fundação Manuel António da Mota, e da comunidade Amarantina.

Desde a sua construção, no século XVI, nunca se realizou uma intervenção global no edifício, apenas acrescentos e pequenas obras de reparação. Este monumento nacional, e símbolo do turismo religioso português, recebia anualmente (até ao encerramento para obras) cerca de 60 mil visitantes, sendo um dos momentos mais visitados do Tâmega e Sousa.