Investimento de 2,7 ME em saneamento beneficia 1.273 pessoas em Viana do Castelo

0
485

Um investimento superior a 2,7 milhões de euros, a realizar pela empresa Águas do Alto Minho (AdAM), vai fazer chegar a rede de saneamento básico à casa de 1.273 habitantes de sete freguesias de Viana do Castelo.

A empreitada, comparticipada em 1,010 milhões de euros pelo Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), prevê a expansão das redes em 17,6 quilómetros, passando a servir 559 habitações das uniões de freguesias de Barroselas e Carvoeiro, Geraz do Lima e Deão, Subportela, Deocriste e Portela Susã. A autarquia adiantou que este financiamento “acontece no âmbito da AdAM que acaba de receber decisão favorável para atribuição de cinco milhões de euros para expansão de redes de saneamento na sua área de intervenção”. “O investimento global atingirá um valor de oito milhões de euros e implicará a construção de 72 quilómetros de rede de saneamento nos municípios de Arcos de Valdevez, Caminha, Paredes de Coura, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira”, sustenta o município.

A AdAM é detida em 51% pela Águas de Portugal (AdP) e em 49% pelos municípios de Arcos de Valdevez (PSD), Caminha (PS), Paredes de Coura (PS), Ponte de Lima (CDS-PP), Valença (PS), Viana do Castelo (PS) e Vila Nova de Cerveira (PS), que compõem a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho. Três concelhos do distrito – Ponte da Barca (PSD), Monção (PSD) e Melgaço (PS) – reprovaram a constituição daquela parceria. A AdAM, que gere as redes de abastecimento de água em baixa e de saneamento, começou a operar em janeiro de 2020, “dimensionada para fornecer mais de nove milhões de metros cúbicos de água potável, por ano, e para recolher e tratar mais de seis milhões de metros cúbicos de água residual, por ano, a cerca de 70 mil clientes”.