Arcos de Valdevez recebeu já sete refugiados
Duas mulheres e cinco crianças ucranianas chegaram a Arcos de Valdevez para se juntarem a um familiar que reside há um ano no concelho do distrito de Viana do Castelo. A vereadora Emília Cerdeira explicou que “o acolhimento inicial está a ser articulado entre a autarquia, a sociedade civil, e o tecido empresarial”. “Uma unidade hoteleira do concelho disponibilizou alojamento durante dois dias. Depois, as duas mulheres e as cinco crianças vai ser alojadas numa casa disponibilizada por particulares, de forma a estarem mais próxima do familiar que já reside em Arcos de Valdevez. Posteriormente, serão instalados numa habitação a disponibilizar pelo município”, explicou Emília Cerdeira.
“A autarquia, a pedido do pai, foi buscar as mulheres (suas filhas) e as crianças (netos) a Braga. Chegaram a Arcos de Valdevez na quarta-feira à noite e só hoje é que vamos estar com eles para perceber melhor a situação. Primeiro precisavam de descansar. Passaram por muito e era importante que os primeiros dias fossem passados em família, e com muita tranquilidade”, explicou a Emília Cerdeira.
A Câmara de Arcos de Valdevez “criou uma equipa para dar informação e prestar apoio através dos Serviços de Ação Social (social@cmav.pt) e do Gabinete de Apoio ao Imigrante (gae@cmav.pt) – apoio Social, Psicológico, Jurídico, Educação, Saúde e Segurança Social -, bem como disponibilizou uma linha telefónica de apoio (258 520 504)”.