Teatro do Noroeste apresenta “A Noite” de Saramago como retrato da censura antes da Revolução
A redacção de um jornal na noite de 24 para 25 de abril de 1974 é o “centro da história” da 150ª peça criada pela companhia residente Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, escrita por José Saramago e encenado por Ricardo Simões. A estreia está marcada para esta quinta-feira, dia 7 de abril às 21h00, no Teatro Municipal Sá de Miranda.
“A noite”, primeira peça de teatro escrita pelo Nobel português José Saramago, foi um “desafio” lançado pela actriz Luzia Maria Martins e aceite pelo escritor que impôs como condição que esta se passasse “na noite da Revolução numa redação de um jornal”, contou Ricardo Simões, encenador, actor e director artístico da companhia. “A peça foi escrita cinco anos depois da Revolução de Abril. Saramago quis construir uma memória sobre a censura do regime e mostrar o que significava ser jornalista, director ou administrador antes desse dia”, completou. “É uma peça brilhante porque é realista e muito rigorosa. Vai ao detalhe de como era uma redação naquele tempo e fala essencialmente do que era a censura do regime, de uma forma quase documental”, afirmou Ricardo Simões, após o ensaio de imprensa da peça.
Inserida no programa do centenário de José Saramago, a peça vai estar em cena de 7 a 24 de abril unicamente na sala principal do Teatro Municipal de Viana do Castelo e conta com a participação de 12 actores: Adriel Filipe, Alexandre Calçada, Alexandre Martins, Ana Perfeito, Elisabete Pinto, José Escaleira, Mario Moutinho, Nuno J. Loureiro, Philippe Leroux, Rafaela Sá, Ricardo Simões e Tiago Fernandes.
O preço dos bilhetes varia entre os 4€ e os 10€ e podem ser adquiridos na Bilheteira do Teatro Municipal Sá de Miranda e na BOL – Bilheteira Online.