Cabeceiras de Basto revive época romana com os ‘Saberes e Sabores’ da Aldeia

0
441

Começa esta sexta-feira, a iniciativa ‘Saberes e Sabores da Aldeia’ na freguesia de Cabeceiras de Basto (S. Nicolau). Organizado pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, em parceria com a Cryseia – Animação Turística e Organização de Eventos, o certame decorre no Largo do Cemitério até domingo, dia 24 de abril.

Revisitando a época romana e as vivências do mercado e da taberna, com animação de rua, espetáculos com fogo e dança, acampamento, combate de gladiadores, animação circense, entre outras, a iniciativa ‘Saberes e Sabores da Aldeia’ conta, ainda, com a participação de vários produtores/expositores locais onde não faltarão o fumeiro, a broa, o mel, os licores, os vinhos verdes, o artesanato, bem como os produtos que a terra dá nesta época do ano.

O programa tem início previsto para esta sexta-feira, dia 22 de abril, às 17 horas, com a abertura do mercado/taberna ao som da música da época e com a leitura de um pergaminho a anunciar a festa. O evento termina no domingo, pelas 19h30, com rufo dos tambores e malabaristas da ‘Hispânia Tarraconensis’.

Ao longo dos próximos três dias, a freguesia de Cabeceiras de Basto vai ser ‘invadida’ pela música e dança, malabarismos e acrobacias, espetáculos de fogo, gladiadores e legionários e escoltas romanas. 

O evento ‘Saberes e Sabores da Aldeia’ realiza-se no âmbito do projeto âncora do PROVERE (PA3 – Identidade Cultural do Minho, consórcio MINHO IN), sendo cofinanciado pelo NORTE 2020, através do FEDER.